Celebração da diversidade com cinema, literatura e tecnologia em São Paulo

Anúncio ABIMAD39

O 32º Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade, maior evento cultural LGBT+ da América Latina, acontece de 13 a 24 de novembro, em diversos espaços de São Paulo. Com uma programação que combina cinema, literatura, tecnologia imersiva, música e performances, o festival reafirma sua posição como um dos principais marcos de celebração e promoção da diversidade cultural.

 Um dos destaques do Mix.Literário será o lançamento de “Coisa Feita”, obra vencedora do V Prêmio Caio Fernando Abreu, do escritor baiano Jordan. O livro, que explora aspectos das relações homoafetivas entre homens negros em contextos históricos como o pós-abolição e a ditadura militar, será apresentado no dia 20 de novembro, às 16h, no Museu da Imagem e do Som (MIS). A sessão contará com as participações especiais de Rico Dalasam e Marcelo Ricardo.

 A seção Mix.XR apresenta 11 instalações de realidade estendida (XR) de países como França, Finlândia, Polônia, Chile, EUA, Portugal e Brasil. Entre os destaques está “Emi Ofe”, obra da artista multimídia brasileira Igi Lola Ayedun, criada com inteligência artificial. A instalação aborda temas como imigração africana na França, hipersexualização da mulher negra e corpos LGBTQIA+. As experiências XR estarão disponíveis no MIS, com entrada gratuita.

Anúncio

No dia 20 de novembro, o lendário Edy Star dividirá o palco com a incomparável Maria Alcina e fará a pré-estreia do filme “Antes que me Esqueçam, Meu Nome é Edy Star”, também no MIS. O evento reforça a conexão do festival com a música e o cinema, promovendo a valorização de artistas que representam a diversidade cultural.

O 32º Festival MixBrasil acontecerá em locais como o Cinesesc, MIS, e Centro Cultural São Paulo, além de disponibilizar parte de sua programação online nas plataformas Sesc Digital, Spcine Play e Itaú Cultural Play. Toda a programação é gratuita, exceto o Show do Gongo.