ABEAR apoia programa AmpliAR e expansão de aeroportos regionais no Brasil

Anúncio ABIMAD39

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) marcou presença na apresentação do programa AmpliAR, do Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), que visa promover a concessão de aeroportos regionais e ampliar a conectividade aérea no Brasil. O anúncio, realizado nesta terça-feira (26), destacou a primeira etapa do programa, que prevê investimentos de R$ 3,4 bilhões em 51 aeroportos regionais, com foco na Amazônia Legal e na região Nordeste.

O programa tem como meta beneficiar 102 aeroportos em todo o país, expandindo a aviação regional e fortalecendo a infraestrutura de transporte aéreo em locais estratégicos.

A presidente da ABEAR, Jurema Monteiro, celebrou a iniciativa e ressaltou sua importância para o desenvolvimento do setor e para a mobilidade dos brasileiros. “É muito importante ver a Secretaria Nacional de Aviação Civil iniciar o debate para ampliar a aviação regional com estímulo à demanda. Um programa que olha além da infraestrutura é essencial para o Brasil. Países que priorizaram o transporte aéreo como serviço essencial expandiram a mobilidade de forma significativa. É isso que buscamos com o programa AmpliAR”, declarou Monteiro.

Anúncio

O diretor de Segurança e Operações de Voo da ABEAR, Raul de Souza, reforçou o comprometimento da entidade em colaborar com o projeto: “Estamos ansiosos para conhecer a lista dos aeroportos contemplados e iniciar estudos sobre essa nova etapa da aviação nacional. A ABEAR participará ativamente da consulta pública quando for disponibilizada.”

O programa AmpliAR promete transformar o panorama do transporte aéreo regional, promovendo maior conectividade entre diferentes regiões do Brasil e fomentando o desenvolvimento econômico e social em áreas menos atendidas. Os investimentos planejados não apenas fortalecem a infraestrutura aeroportuária, mas também impulsionam setores como o turismo, comércio e serviços.

Com a integração da Amazônia Legal e do Nordeste ao plano, a iniciativa busca aumentar a oferta de voos regionais, facilitando o deslocamento de pessoas e mercadorias e contribuindo para a inclusão social e a descentralização econômica.