O Festival de Agroecologia, Ecoturismo e Economia Solidária chega pela primeira vez a Santos nos dias 13, 14 e 15 de dezembro. Será um encontro da cultura brasileira, gastronomia e troca de conhecimento.
O evento, aberto e gratuito a todas as pessoas, terá feira de Economia Solidária, atrações musicais, comida boa, oficinas e muitos debates sobre outros mundos possíveis, além de falar sobre relações com a natureza e de trabalho sem exploração.
Nesta edição serão homenageados os 28 anos do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) com o tema “Ecofeminismo e Economia Solidária”.
O Festival terá ainda a participação da Sâmia Bomfim, Gilmar Mauro (MST), Jones Manoel, Luciana Gatti, Mônica Seixas e Luiz Marques para discutir reforma agrária, direito das mulheres, alimentação saudável e luta por direitos sociais.
Tudo isso ao som de Digo Maransaldi Trio, Jotta Amaral, Gustavinho Banda Sentimento e Coral indígena Mborai Mirim.
A abertura do festival será na sexta-feira, dia 13, na Livres Coop. No sábado (14) a programação será no Teatro Municipal de Santos e no domingo (15) o encontro é na rua!
Em frente a Livres Coop, na rua Paraná (altura do número 103), a festa será com samba e feijoada! Para participar da programação de debates e oficinas é preciso fazer a inscrição.
Os 100 primeiros inscritos ganham um kit do festival, certificado e poderão participar do coffee-break. Confira a programação: www.festivalae.com.br
“A crise do mundo do trabalho mostra que o cooperativismo e o associativismo solidário são alternativas reais”, afirma Guilherme Prado, organizador e coordenador da Rede Livres.
“Em nosso festival queremos mostrar que o fim da escala 6×1 é a grande pauta do momento e que a economia solidária é a saída contra a precariedade da uberização”, completa.
A agroecologia, o ecoturismo e a economia solidária não são apenas temas atuais, mas sim os alicerces para um modelo alimentar, econômico e cultural mais inclusivo, sustentável e ecologicamente correto.
“O atual modelo alimentar e econômico preza pouco pela saúde e meio ambiente ao abusar do veneno sobre a mesa dos brasileiros”, afirma Arlei Medeiros, da coordenação da Rede Livres e dirigente do Sindicato Químicos Unificados.
“Foi com essa visão que diversas organizações e parceiros se somaram para realizar o Festival de Agroecologia, Ecoturismo e Economia Solidária pela primeira vez em Santos”, completa.
O objetivo é unir pessoas que compartilhem do compromisso com um futuro mais verde, saudável e dentro de um modelo econômico diferente do atual.
Entender que é possível promover a conscientização sobre a importância da agroecologia na produção de alimentos saudáveis e sustentáveis.
Além disso, incentivar a economia solidária e o comércio justo, valorizando produtos locais e artesanais.
O evento é uma iniciativa do Livres Agroecologia, Livres Coop, COT – Centro Organizativo dos Trabalhadores e Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista.
SERVIÇO
Quando: 13, 14 e 15 de dezembro 2024
Inscrição e Programação: www.festivalae.com.br