Após dez anos, o retorno da Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne, a Feicorte, em Presidente Prudente, foi um grande sucesso, com corredores lotados, tecnologia de ponta e negócios realizados.
O Recinto de Exposições Jacob Tosello recebeu 8 mil pessoas, reunindo diversos atores da cadeia produtiva em uma área total de 84 mil metros quadrados.
Destes, 5.800 metros quadrados eram cobertos e complementado pelo espaço de demonstração de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).
A edição realizada em novembro contou com mais de 100 expositores, cerca de 500 animais de dez raças bovinas, além de equinos, cinco leilões e 45 horas de conteúdo técnico.
“Aceitamos o desafio e trouxemos para Presidente Prudente uma megaestrutura com muito conteúdo de qualidade e ativações diferenciadas focadas na carne”, aponta o diretor-geral da Verum, Aílton Rogério Barbosa.
De acordo com o executivo da empresa organizadora da feira, a Feicorte será realizada anualmente como parte do calendário de eventos do agro brasileiro.
“Quero agradecer a parceria e confiança de vocês para reativar uma feira desse tamanho, que ficou parada por 10 anos”, ressaltou o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai.
“Empresas, produtores e especialistas de todo o Brasil se reuniram para promover um ambiente de networking estratégico e trocar conhecimento, fortalecendo as conexões que sustentam o avanço da cadeia produtiva da carne brasileira.
“Além disso, a feira foi palco para a apresentação de inovações que refletem as transformações em curso no setor, destacando soluções que atendem às demandas do mercado e promovem eficiência na produção”, destaca a CEO da Verum, Carla Tuccilio.
Ao longo de toda a programação da feira, a carne bovina assumiu seu protagonismo no espaço Beef Hour by Feicorte.
No local, especialistas conduziram discussões sobre a qualidade e a produção de carne, enquanto assadores preparavam cortes especiais para degustação do público.
A estrutura incluiu também uma seleção de produtores artesanais que apresentaram produtos de alta qualidade, reforçando a conexão entre a excelência da carne brasileira e a diversidade gastronômica nacional.
No sábado, dia 23 de novembro, o público consumidor foi convidado a celebrar a carne brasileira com a Beef Hour by Cacá, experiência que uniu gastronomia e música.
Durante o festival, cortes foram preparados por chefs renomados. O evento contou com seis horas de open food e apresentações musicais ao vivo.
A exposição de animais foi um dos pontos altos da Feicorte 2024, reforçando a relevância do evento para a cadeia da carne brasileira. A feira promoveu julgamentos, leilões e desfiles na pista de julgamento.
Além dos bovinos, a programação contou com leilão e julgamento de morfologia de cavalos Quarto de Milha e desfiles de raças.
CONTEÚDO
As palestras na Feicorte reuniram temas relevantes para o setor pecuário, com discussões que abordaram desde os ciclos produtivos, como genética e criação de bezerros, até a comercialização eficiente dos produtos.
Um dos destaques foi o Fórum “A Conta do Boi”, moderado pelo diretor de Mercado de Corte da Semex, Daniel Carvalho, realizado nos dias 20 e 21 de novembro.
O fórum trouxe reflexões essenciais sobre a viabilidade econômica das etapas de cria, recria e terminação, além de estratégias para proteção comercial.
Complementando as discussões técnicas, a parceria entre a Feicorte e a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) tornou realidade o 2º Simpósio ReprodOeste – Edição Matrizes, que no dia 22 de novembro debateu o impacto da reprodução na rentabilidade da pecuária de corte.
O simpósio, organizado pelo grupo de estudos em Reprodução Animal da Unoeste, envolveu estudantes e professores de graduação e pós-graduação em atividades que iam desde a recepção dos animais até a organização das palestras e o bem-estar animal.
A edição de 2024 também destacou o compromisso do agronegócio com a responsabilidade social por meio do Leilão Pecuária Solidária.
Realizado na noite de 19 de novembro, o evento arrecadou mais de R$ 600 mil, destinados ao Núcleo Ttere de Trabalho – Realização, uma entidade assistencial que atua na inclusão social de pessoas com deficiência em Presidente Prudente.
Entre os itens arrematados estiveram bovinos, equinos, sêmen, insumos agropecuários, equipamentos, joias e tapetes, com doações que vieram de diferentes setores do agro.
A Feicorte será realizada anualmente, em Presidente Prudente. No próximo ano, a feira acontece entre os dias 17 e 21 de junho.
Crédito da imagem: Secretária de Agricultura do Estado de SP