Congresso da SOCESP 2025 abre inscrições para Temas Livres

Anúncio ABIMAD39

Ter o projeto confirmado para a sessão Temas Livres do 45º Congresso da SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo é uma chancela de qualidade para sua pesquisa.

É também uma forma de contribuir para o desenvolvimento da cardiologia. E as inscrições para a seletiva 2025 já podem ser feitas.

Publicar um Tema Livre no Congresso da SOCESP é uma oportunidade de compartilhar conhecimento e inovação em cardiologia.

“Além de ser uma excelente maneira de fortalecer a prática da especialidade baseada em evidências”, diz o coordenador de Temas Livres do 45º Congresso da SOCESP, Cesar Augusto Pereira Jardim.

Anúncio

Os estudos de autores médicos deverão discorrer sobre:

– Eletrocardiografia, Arritmias e Eletrofisiologia; Aterosclerose e Dislipidemias; Cardiologia do Esporte; Cardiologia Intervencionista; Cardiopediatria; Cirurgia Cardiovascular;

– Hipertensão Arterial; Métodos Diagnósticos por Imagem; Ergometria e Reabilitação; Doença Arterial Coronária; Cardiogeriatria; Síndromes Coronárias Agudas e Emergências Cardiovasculares;

– Cardiomiopatias e Doenças do Pericárdio; Valvopatias; Insuficiência Cardíaca; Doenças da Aorta e Arterial Periférica; Perioperatório em cirurgia não cardíaca e Prevenção Cardiovascular.

Já para as áreas interdisciplinares serão aceitas pesquisas em: Educação Física, Enfermagem, Farmacologia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.

Depois de escolher a categoria correspondente, cada concorrente fará sua opção de premiação, de acordo com o conteúdo de seu projeto. São três subdivisões:

– Prêmio Jovem Pesquisador – Josef Feher, para qualquer Tema Livre cujo primeiro autor (médico) tenha idade menor ou igual a 35 anos completados até a data do evento;

– Melhor Pesquisa Básica – Cantídio de Moura Campos Filho para qualquer Tema Livre registrado por primeiro autor (médico ou profissional de saúde), que inclua em sua metodologia aplicação de ciência básica;

-Melhor Pesquisa Aplicada – Luiz Veneré Decourt, para primeiro autor (médico), que aborde medidas diagnósticas e técnicas terapêuticas já aprovadas e incorporadas à prática clínica da cardiologia.

Já os trabalhos interdisciplinares concorrerão ao homônimo Prêmio Mérito Interdisciplinar.Os primeiros e segundos colocados de cada premiação receberão os valores de R$ 7 mil (primeiro colocado) e R$ 5 mil (segundo colocado).

Para o presidente do 45º Congresso, Ricardo Pavanello, o resultado apresentado nos Temas Livres do evento da SOCESP é sempre o melhor da produção científica na área cardiovascular no Brasil.

“Dessa forma cumprimos o papel de incentivar jovens pesquisadores e democratizar a pesquisa que, no futuro, possa ampliar, desenvolver capacidades e auxiliar no controle e tratamento das doenças cardiovasculares, principal causa de mortes com país com 400 mil por ano”, completa.

As inscrições online serão aceitas até 20 de fevereiro. Em 2024 foram 1,2 mil trabalhos e cerca de 600 aprovados. Todo o procedimento é realizado exclusivamente pela internet.

Mais informações e inscrições estão disponíveis no site do evento: http://socesp2025.com.br/