O Conselho Municipal da Cidade de Marselha, na França, aprovou nesta última quinta-feira (12) a escolha da GL events como gestora do parque de exposições da cidade. A partir de 1º de janeiro de 2025 – e pelos próximos três anos – a empresa será a nova responsável operacional do Parc Chanot.
“A GL events está comprometida em trabalhar com todos os atores econômicos para que o Parc Chanot se integre à cidade e brilhe no Mediterrâneo e na Europa”, celebrou Olivier Ginon, Presidente e CEO da multinacional francesa.
Essa designação resulta de um processo de licitação, vencido em consórcio com a CCIAMP Infrastructures, com o objetivo de contribuir para a dinâmica de Marselha como destino de turismo de negócios.
A presença da CCIAMP reforça o vínculo territorial, complementando a expertise da GL events e promovendo sinergias entre o setor de turismo de negócios e o ecossistema local de fornecedores, artesãos, pequenas e médias empresas.
Juntas, as duas entidades vão unir forças para atender aos desafios econômicos, culturais e sociais da cidade e da região.
Ao garantir que a oferta do parque de exposições atenda aos padrões nacionais e internacionais, as instituições pretendem posicionar Marselha como um destino de destaque no Mediterrâneo e na Europa.
Baseando-se nos últimos exercícios, a operação do Parc Chanot gera um volume de negócios anual de cerca de 16 milhões de euros e emprega cerca de 40 colaboradores.
Para gerenciar as operações atribuídas, o consórcio criará uma sociedade dedicada, com 75% de participação da GL Events e 25% da CCIAMP Infrastructures.
Esta nova entidade contará com as equipes já existentes e será orientada por uma gestão profissional, inovadora, comprometida e enraizada no território.
A ambição é transformar Marselha em referência para a realização de congressos e eventos de projeção internacional.
O objetivo é devolver o Parc Chanot aos habitantes locais, integrando-o à cidade, e transformá-lo em um modelo de inclusão, solidariedade e sustentabilidade.
REESTRUTURAÇÃO DO PARC CHANOT
O projeto do futuro operador inclui:
– Revegetação e redução da impermeabilização do espaço externo, trazendo mais verde e frescor ao local.
– Urbanismo transitório, permitindo maior abertura do parque aos moradores de Marselha.
Com mais de 30 anos de atuação em Marselha, a GL events reforça sua presença no território, desenvolvendo novas manifestações, como:
– Reformulação da Feira Internacional de Marselha; Eventos temáticos, como gastronomia (com marcas como Sirha Food) e indústria (SEPEM).
“A concessão do Parc Chanot ao consórcio marca um ponto de virada decisivo para o futuro deste espaço emblemático. Juntos, transformaremos o Parc Chanot em um grande ativo para a atratividade econômica de nosso território”, finalizou Jean-Luc Chauvin, Presidente da CCI Metropolitana Aix-Marselha-Provence.