A educação continuada como pilar essencial para o desenvolvimento profissional e a transformação do mercado de eventos

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POR NATÁLIA GRACIANO E RODRIGO TSÊDEC

A continuidade nos estudos, após a formação acadêmica ou técnica, tornou-se não apenas uma vantagem, mas uma necessidade diante das rápidas transformações sociais e tecnológicas.

O surgimento constante de novas metodologias, aliado às mudanças nas demandas do mercado, exige que os profissionais estejam em constante processo de atualização.

Assim, a busca por qualificação contínua não é mais uma escolha, mas uma estratégia essencial para se manter competitivo e relevante em um cenário cada vez mais dinâmico.

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Todos nós, quando buscamos um profissional de qualquer área, temos a expectativa de que ele esteja atualizado quanto aos procedimentos, técnicas e tendências do mercado.

No entanto, essa expectativa não nasce de uma simples exigência dos clientes; ela é o reflexo de uma realidade inegável: o mundo está em constante evolução, e, com ele, o conhecimento e as demandas de cada profissão. A área de eventos, em especial, é um exemplo vivo dessa transformação constante.

Inicialmente é importante entendermos o que é a educação continuada e como ela abre portas para uma atuação interdisciplinar, onde o profissional é capaz de dialogar com múltiplas áreas como logística, design, marketing, tecnologia, entre diversas outras áreas do conhecimento.

Educação continuada é o processo de aprendizado contínuo após a conclusão da formação acadêmica ou técnica. Seu objetivo é manter o profissional atualizado em relação às novas tecnologias, metodologias e tendências de mercado, aprimorando suas habilidades e conhecimentos ao longo da carreira.

Esse conceito abrange desde cursos de curta duração até especializações e treinamentos, sendo fundamental para o desenvolvimento pessoal e a competitividade profissional em um cenário em constante mudança. A educação continuada é fundamental para garantir a adaptabilidade e a competitividade no mercado de trabalho.

Antes de nos aprofundarmos em alguns pontos é preciso esclarecer determinados conceitos que serão abordados.

Interdisciplinaridade refere-se à capacidade de integrar e combinar conhecimentos e métodos de diferentes áreas para solucionar problemas ou abordar temas de maneira mais abrangente.

No setor de eventos, isso significa o diálogo entre diversas disciplinas, como gestão, marketing, design e tecnologia.

Profissional generalista é aquele que tem conhecimento em diversas áreas, sendo capaz de atuar em várias funções, coordenando aspectos distintos de um projeto.

Profissional especialista é aquele que foca em uma área específica, desenvolvendo profundo conhecimento e habilidades técnicas em um campo particular, oferecendo expertise detalhada e especializada.

O conceito de setor de eventos transversal refere-se à capacidade desse mercado de interagir e integrar diversas disciplinas e áreas de conhecimento.

Nesse campo, a flexibilidade é essencial: é possível ser generalista, dominando múltiplos aspectos de um evento, ou especialista em uma área específica.

As trajetórias individuais dos profissionais muitas vezes mesclam essas duas abordagens, permitindo uma atuação mais completa e integrada que agrega valor e inovação ao setor de eventos.

É importante destacar que o setor de eventos engloba uma série de áreas de formação e, por isso, permite que o profissional, além da formação em eventos, estude conteúdos diversos.

Alguns deles, inclusive, demandam outras formações acadêmicas, como para atuar com questões jurídicas voltadas para a área de eventos, arquitetura de eventos entre tantas outras.

O setor precisa de profissionais que se especializem em áreas diversas as ditas como tradicionais, pois a somatória de conhecimentos diversos fortalece a comunicação entre áreas distintas. Quando os profissionais ampliam seus conhecimentos o mercado se fortalece cada vez mais.

Considerando que a falta de atualização constante prejudica a competitividade e a qualidade dos profissionais no setor de eventos, um meio que exige habilidades e conhecimentos em diversos campos do saber, é fundamental o incentivo à educação continuada para a qualificação de profissionais, com foco na promoção da educação continuada como pilar de desenvolvimento de competências e interdisciplinaridade.

Não podemos esquecer que o mercado de eventos é dinâmico e exige profissionais atualizados em áreas diversas, assim como, possuir uma jornada generalista e especialista, porém isso é assunto para ser aprofundado em uma próxima oportunidade.

*Natália Graciano é advogada e turismóloga, Conselheira do Movimento Nacional dos Eventólogos – MNE e atua com o direito relacionado às relações no Turismo e em Eventos. |

*Rodrigo Tsêdec é eventólogo, gestor de projetos, fundador e Presidente Conselheiro do MNE (entre outras coisas) e atua com a gestão e mobilização de recursos de projetos culturais incentivados.