Dizem que o melhor de uma festa é esperar por ela.
Porém, no mundo corporativo e de grandes entidades em geral, o melhor de um evento é organizar cada detalhe, se antecipando a problemas de diversos tipos, inclusive a desatenção com a questão ambiental.
Uma pesquisa realizada em 2023 pelo Boston Consulting Group (BCG) revelou que a pressão de consumidores sobre empresas e instituições de diferentes setores tem aumentado significativamente.
De acordo com o próprio texto do relatório do BCG, “o ESG e as práticas sustentáveis se tornaram um imperativo estratégico” para o sucesso entre stakeholders, especialmente o público consumidor.
Pelos dados e porcentagens apresentados na pesquisa, todos os setores estão na mira, o que também engloba o setor de shows, conferências, competições, celebrações e festividades.
Por isso, neste artigo vamos analisar quais são as atividades mais frequentes nos eventos, apontadas como responsáveis pela emissão de carbono, desagradando participantes e outros stakeholders.
Os inimigos dos eventos sustentáveis
A lista dos fatores que aumentam as emissões de carbono é ampla e cada uma delas merece atenção especial. A vantagem é que atualmente contamos com estratégias de mitigação desses efeitos nocivos que afastam também os participantes e mexem com a reputação da empresa organizadora.
Vejamos alguns deles:
- Má gestão de resíduos ou descarte inadequado;
- Uso de produtos feitos com materiais não reciclados ou não retornáveis;
- Gasto excessivo de energia e outros recursos, inclusive água;
- A escolha inadequada do local que vai sediar a ocasião, o que pode exigir maiores deslocamentos e gastos de combustíveis para o transporte;
- Desperdício de alimentos;
- Alojamentos que não se adequam às exigências e regulamentações para a redução das emissões de GEE.
Claro que há outros fatores que poderíamos acrescentar, mas a lista acima traz os chamados “vilões” das práticas sustentáveis em eventos.
Devemos considerar também um ponto importante: o treinamento adequado dos colaboradores e membros da cadeia de produção e a conscientização de empresas e participantes. A sustentabilidade deve estar no “core” de todos os envolvidos nos processos.
Nesse sentido, as entidades organizadoras, além de focar as soluções para os desafios indicados na lista acima, devem também investir em capacitação ambiental e em projetos voltados para a educação sobre meio ambiente e responsabilidade social.
As soluções disponíveis para um evento sustentável de referência
Mencionamos anteriormente os aspectos que demonstram negligência com a questão ambiental, afugentando stakeholders.
Contudo, hoje contamos com a expertise de empresas como a Eccaplan, que oferece soluções tecnológicas e inteligentes para mitigar a pegada de carbono das atividades que compõem um evento importante.
Seguem abaixo algumas sugestões que podem mudar o perfil do evento de uma empresa para um aspecto muito mais sustentável:
- Gestão Integrada de Resíduos com Impacto Positivo

Com esta solução, realizamos algumas tarefas:
– Destinação dos restos orgânicos à compostagem para a transformação em adubo orgânico;
– Aumento nas taxas de reciclagem através da mudança de processos com base na metodologia da Zero Waste International Alliance;
– Relatório com todos os dados referentes à gestão de resíduos, destinação e tratamento.
- Compensação das Emissões de Carbono e Selo Evento Neutro
A organização do seu evento não se preparou com antecipação e acabou adotando medidas não sustentáveis que resultaram numa alta de emissões de carbono?
Há uma alternativa, o Evento Neutro.
Essa solução oferecida pela Eccaplan permite que a empresa adquira créditos de carbono para compensação das emissões de seus serviços e produtos, neste caso, de uma festividade.
Ao adquirir os créditos de carbono, a empresa pode escolher em qual projeto vai investir os recursos financeiros, auxiliando a alavancar atividades sustentáveis certificadas e reconhecidas.
E as vantagens não se limitam a isso: a empresa se alinha aos padrões e exigências das regulamentações, atende às expectativas dos stakeholders e, principalmente, se junta ao grupo de instituições ativas no combate à crise climática atual.
Como etapa final, a companhia obtém o Selo Evento Neutro e o Certificado Evento Neutro, reconhecimentos difundidos na mídia, o que dá visibilidade à entidade organizadora e demonstra de forma palpável seu compromisso com o meio ambiente.
E a Eccaplan conta ainda muitos recursos para colaborar entidades a adotarem essas práticas sustentáveis a entender como funciona o sistema de créditos de carbono.
Com uma equipe de profissionais qualificados, consultores e lideranças que podem ajudar a escolher o melhor caminho para tornar seu evento um sucesso, inclusive como uma referência em sustentabilidade.
Se a sua empresa vai promover um evento, não deixe de conferir nossos produtos tecnológicos e práticos. Entre em contato!
