Quem não gosta de ter uma casa confortável e bem decorada onde possa receber bem sua família e amigos. Enfim, pensar na decoração da casa e equipá-la com objetos que tenham design e funcionalidade, facilitando o dia-a-dia, é o que motiva milhões de pessoas buscarem nas lojas, criações e soluções em móveis, enfeites e utilidades que nascem a cada dia de forma industrial ou artesanal. Diante deste cenário, a cidade de São Paulo no mês de fevereiro sediará a 19° Abimad.
Para saber mais sobre a feira e sobre o setor, entrevistamos o presidente da ABIMAD, Michel Otte.
Fale um pouco mais sobre o setor.
O setor de móveis de Alta Decoração vem se desenvolvendo fortemente nos últimos dez anos no Brasil. A ABIMAD certamente contribuiu muito nesse processo. Existe uma clara busca por desenvolver no Brasil peças para esse mercado que a pouco tempo atrás eram quase todas importadas, em especial da Itália.
Quais as tendências?
Os móveis vêm se adaptando para a nova forma de projetar e decorar casas e apartamentos. Como os ambientes passaram cada vez mais a serem integrados e com a forte valorização dos locais de convívio, os móveis passaram a adotar características menos formais, com grande mistura de materiais e de modelos. A busca pelo conforto acima da estética também ganhou destaque nesse movimento.
Fale sobre a feira.
Pelo tamanho e importância, a feira da ABIMAD se tornou o evento referência para todo o mercado de móveis de alta decoração. É o momento onde lojistas de todo o pais se atualizam e buscam os produtos para prepararem seus espaços com novidades e lançamentos. Também temos uma grande presença de clientes do exterior com destaque para a América Latina. São lojistas do México, Caribe, Colômbia, Peru, Chile, Uruguai e outros que hoje encontram no Brasil fornecedores para sua lojas.
Qual a importância da Abimad para o mercado e para as marcas?
A ABIMAD é a principal feira do segmento de mobiliário e acessórios de alta decoração da América Latina. A feira terá três pavilhões, totalizando uma área de quase 54 mil m², sendo 31 mil m² de estandes. Recebemos os principais lojistas do Brasil, além de diversos importadores de países da América Latina. A vinda desses lojistas é subsidiada pela Associação, através do programa ABIMAD Export, que incentiva a exportação entre os associados participantes.
Quais as novidades?
A 19ª edição da feira ABIMAD contará com novos associados. É uma oportunidade para o lojista encontrar outras opções de mobiliário e objetos de decoração para abastecer sua loja. Além disso, ampliamos a infraestrutura do pavilhão para proporcionar aos visitantes e expositores o máximo de conforto e praticidade. Teremos, por exemplo, uma praça de alimentação somente com food-trucks, muito comum no exterior e que agora se tornou moda no Brasil.
O que o publico pode esperar?
Os lojistas encontrarão uma feira com o melhor da decoração nacional. As principais fábricas do país vão apresentar produtos com qualidade superior, prazos de entrega competitivos, além do design diferenciado e de acordo com as tendências mundiais. Para o expositor, a feira da Abimad é uma oportunidade para fidelizar clientes, manter contatos, e abrir novas oportunidades de negócios tanto nacionais como internacionais.