A força feminina no universo corporativo

Anúncio

Uma das mulheres de negócios mais poderosa do Brasil, Sônia Hess, presidente da Camisaria Dudalina e do LIDE MULHER, é sinônimo de garra, liderança e sucesso no universo corporativo brasileiro. Responsável pelo crescimento de uma das marcas mais famosas e desejadas, a executiva prova que os cargos não só podem ser liderados por mulheres como também este é um fato que tem aumentado no Brasil e no mundo. E no LIDE MULHER está tem sido uma das bandeiras da executiva.

Seguindo a tendência mundial, o número de mulheres ocupando o posto de Chief Executive Officer (CEO) no Brasil cresceu consideravelmente. Segundo estudo divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) há uma ligação entre a liderança feminina e o bom desempenho de uma companhia. Nele, feito em 108 países, mostra que em 80 países houve crescimento significativo da liderança feminina nas empresas. Em 34 países, o crescimento foi superior a 7%. Porém, esse crescimento ocorreu principalmente nas posições intermediárias de chefia. A quase totalidade das empresas no mundo continua sendo presidida por homens.

Homens e mulheres têm direitos iguais no mercado de trabalho, mas, na prática, diversas pesquisas afirmam o contrário. No mundo, a defasagem dos salários femininos em relação aos masculinos é de 22,9%. No Brasil, a diferença média é ainda maior, 27%, segundo dados de 2014 da Organização Internacional do Trabalho, agência das Nações Unidas, que tem por objetivo promover oportunidades de trabalho igualmente produtivas para homens e mulheres.

“A falta de experiência operacional prejudica as chances das mulheres almejarem  postos de alto escalão. A maioria está no cargo errado se deseja ser um CEO, por exemplo. Neste sentido, o LIDE MULHER busca colaborar para aceleração do desenvolvimento de mulheres para altos cargos de liderança”, explica Sônia. “Por meio de seminários e workshops interativos, conseguimos reunir as executivas, estimulando o networking, a troca de informações e de experiências”, conta.

Anúncio

”Ao destacar a força feminina no universo coorporativo e sua contribuição para o desenvolvimento do País, podemos melhorar esses números”, afirma Sônia, que comandou o Fórum de Mulheres Líderes, realizado em julho de 2014 em Anguilla – St. Bath, no Caribe. O evento reuniu um seleto grupo de 25 empresárias, que se destacam no mercado de trabalho em diferentes áreas de atuação, para compartilhar suas histórias, obstáculos superados, dificuldades que passaram e, até mesmo, erros cometidos. Ao final, foi redigido um legado intitulado Compromissos de Anguilla, no qual as líderes empresariais propuseram contribuições para essa mudança de paradigma no Brasil, para que a economia cresça e se desenvolva por meio da maior inclusão de mulheres em posições de gestão, com o objetivo de gerar resultados cada vez mais positivos.