O mercado de bicicletas brasileiro é bem carente de números oficiais.
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), atualmente a capital paulista possui pouco mais de 240 km de estrutura cicloviária e 80 km de ciclofaixas de lazer, que recebem em média 100 mil ciclistas todos os domingos. Ainda longe do ideal, mas bem melhor do que há algum tempo. Quem há cinco anos poderia imaginar que, mesmo sendo aberta apenas aos domingos, teríamos uma ciclofaixa em plena Avenida Paulista?
“Mesmo com a crise econômica mundial, a bicicleta vive uma fase áurea. A bicicleta pode e deve ser usada para benefício do meio onde vivemos, e deixou de ser apenas um meio de transporte alternativo, para cada vez mais ocupar um espaço na vida de cada um nós, direta ou indiretamente”, diz o Gerente Comercial Brasil da Shimano, Daniel Oliveira, e completa, “Temos certeza de que muitos de nossos governantes também já a estão considerando isso em seus planos de mobilidade urbana e sustentabilidade”.
Para os lojistas de São Paulo, este desenvolvimento também tem alterado os negócios. Em um levantamento informal realizado com donos de lojas especializadas em bicicletas próximas a ciclovias, houve um acréscimo de aproximadamente 30% no volume de negócios após as novas estruturas cicloviárias.
E por falar em negócios, entre os dias 7 e 10 de novembro será realizada a Brasil Cycle Fair 2013. Evento de negócios que promete dar mais uma pedalada importante em direção à união e profissionalização do mercado brasileiro de bicicletas.
Mais do que isso, estarão na Brasil Cycle Fair, marcas concorrentes, novatas ou experientes, de origem nacional e internacional, todas “pedalando” para o mesmo caminho.
O grande diferencial da Brasil Cycle Fair é a união do setor de bicicletas.
“Não por acaso, o slogan da feira é “Juntos, fazendo a roda girar”. Estamos de fato com o mercado unido em torno de um objetivo comum, que é o acesso à bicicleta e a melhoria ao setor ciclístico brasileiro como um todo – desde diferentes associações e entidades, a diversos fabricantes e importadores”, comenta Margarida de Oliveira, responsável pela coordenação do evento.
Será um verdadeiro show de inovação para quem gosta das magrelas e a expectativa é de sucesso absoluto!
“No ano passado tivemos mais de 5.000 visitantes para 2013 a expectativa é chegar a 10.000”, diz Margarida, e completa – “Além disso, temos a meta principal de estimular o mercado ciclístico. A bicicleta vive um momento positivo, sendo importante fator na melhoria da mobilidade urbana, favorecimento do meio ambiente e à saúde”.
Nesta edição, a Brasil Cycle Fair terá mais de 10 mil m² de área disponível para estandes.
A SHIMANO uma das expositoras no evento, sempre tem muitas novidades e este ano trará grandes lançamentos como o novíssimo Ultegra (séries 6800 e 6870) que vem para aumentar a sua gama de componentes de 11 velocidades para ciclismo de estrada.
“Apresentaremos também o novíssimo Deore (série M610), voltado para os entusiastas de Mountain Bike, pois traz diversas tecnologias de nossos componentes high end com 10 velocidades, porém, com preço mais atrativo por ser uma linha intermediária. Entre muitos outros”, finaliza Daniel Oliveira.
Serviço:
Brasil Cycle Fair
De: 7 a 10 de novembro
Local: Expo Center Norte – R. José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo
Site: www.brasilcyclefair.com.br/
Fonte: Matéria originalmente publicada na 17ª edição da Radar Magazine, publicação do Grupo Radar de Comunicação ao qual pertence também o Portal Radar