NT EXPO

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A indústria metroferroviária brasileira é a maior da América Latina, com capacidade para fabricar 250 locomotivas, 12 mil vagões e mil carros de passageiros.

Hoje, mesmo pequeno, o sistema de transporte de passageiros sobre trilhos retira diariamente 1 milhão de carros e 14 mil ônibus de circulação das ruas.

Mas com investimentos em tecnologia, prometem crescer a todo vapor.

A indústria ferroviária investiu, nos últimos dez anos, cerca de R$ 1,5 bilhão, e está dando resultados. Foram produzidas 70 locomotivas, 2.918 vagões e 207 carros de passageiros. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), a expectativa para 2013 é fabricar 100 locomotivas, 3 mil vagões e 350 a 400 carros de passageiros.
Ainda de acordo com a associação, acredita-se que, até 2025, com a injeção de mais alguns bilhões previstos pelo Programa de Investimentos em Logística (PIL), a expectativa é que a matriz de transporte brasileira registre participação de 25% do modal ferroviário.

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“Estamos vivenciando o anúncio de muitos projetos por parte dos governos (Federal, Estadual e Municipal) que envolvem mais de R$ 100 bilhões e certamente mudarão a matriz de transporte do País, tanto no segmento de cargas quanto no de passageiros”, comenta Renan Joel, Gerente da NT Expo – Feira Negócios nos Trilhos.

O evento, que está completando 16 anos de sucesso em 2013, é considerado a maior Feira metroferroviária da América Latina, que mostra ao mercado e às autoridades governamentais as inovações tecnológicas dos fabricantes e prestadores de serviço do setor.

Tendo, na edição 2013, como eventos paralelos a ConstruRail, Rail Brazil Tech & Summit, Rodadas de Negócios e Auditórios Comerciais, a Feira faz parte do portfólio de eventos de transportes da UBM Brazil.
A 16ª Edição está com quase 100% da área disponível para exposição comercializada e deve receber mais de 200 expositores de 20 países.

Segundo o gerente da NT Expo, trata-se de uma ocasião única para conhecermos os equipamentos ferroviários: carros de passageiros para trens e metrôs, VLTs, TAV, monotrilhos, locomotivas, vagões para transporte de vários tipos de cargas (combustível, grãos, minérios, etc.) e ampla linha de componentes ferroviários.

As nossas rodovias estão congestionadas e a mobilidade urbana nas grandes cidades está cada vez mais difícil. Mais ainda com a Copa em 2014 e as Olimpíadas em 2016, os projetos de expansão de transporte de passageiros sobre trilhos obrigatoriamente passarão por transformações.

“Todos nós temos consciência de que a solução real para o problema está no investimento pesado no setor metroferroviário”, comenta Renan Joel, adiantando que os expositores estão preparando inúmeras novidades para a NT Expo 2013.

“Teremos um novo veículo rodoferroviário, desenvolvido para fazer manutenção nas linhas férreas, e um rebocador de grande porte 100% nacional, da Empretec; um torno portátil CNC de retificação de perfis de rodas de locomotivas e vagões que opera automaticamente e executa a tarefa sem o auxílio das mãos, da Maven; tapetes de alta resistência para piso de carros de passageiros e trem de alta velocidade, da Altro; baterias de partida para locomotivas a diesel, que serão nacionalizadas pela GBN; nova linha Touch Panels de painéis e terminais de comando de 5” a 22”, da Hummel Connector; o Compass, sistema de monitoramento que permite ao cliente obter informações da frota de equipamentos, da Harsco; porcas autotravantes metálicas, da Lanfranco; soluções de supervisão, sinalização e comunicação para VLTs, da Thales, e muitos outros lançamentos”.

E uma novidade de última hora. Antes mesmo de começar a NT Expo 2013, a UBM, ANTF e ANPTrilhos fecham parceria para o evento até 2017. A união entre as entidades da área metroferroviária possibilitará a criação de ações que agregarão valor à Feira em nível mundial.

Serviço:
NT EXPO – Seu caminho para grandes negócios
5 a 7 de novembro de 2013, das 13h às 20h
Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo | SP
Entrada gratuita

Fonte: Matéria originalmente publicada na 17ª edição da Radar Magazine, publicação do Grupo Radar de Comunicação ao qual pertence também o Portal Radar