ABIMAQ lança feiras próprias e agita o mercado

Anúncio

Seguindo uma tendência mundial de um modelo onde as entidades de classe são as realizadoras de feiras de seus respectivos setores e com o apoio de 32 câmaras setoriais, que representam o universo dos fabricantes de máquinas e equipamentos do País, a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) anunciou na tarde de ontem que passará a promover três importantes feiras nos segmentos de metalomecânica, máquinas-ferramenta e plástico.

“Modéstia a parte acho que vai ser uma revolução no sistema de feiras industriais no Brasil. Uma revolução porque estamos introduzindo no país um conceito que já é tradição na Europa e Estados Unidos de que as principais feiras industriais sejam de propriedade das entidades que representam os expositores”, afirma Carlos Pastoriza, presidente do Conselho de Administração da entidade.

A ABIMAQ optou por contratar como parceira para a realização dos eventos a BTS Informa, empresa integrante do Informa Group, um dos maiores organizadores de feiras e conferências do mundo e que já realiza eventos como a Agrishow, Revestir, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ABF Franchising Expo, entre outras.

“No mercado internacional já é comum às entidades de classe com estrutura e com força terem suas próprias feiras, pois as feiras são também são uma ferramenta de defesa, de promoção setorial. Elas não tem só um fim comercial, mas também  fins políticos e setoriais. A ABIMAQ, sendo uma das entidades brasileiras mais bem estruturadas, sempre teve este sonho de ter suas feiras e defender seus interesses.  Nós da BTS fomos convidados a sermos organizadores e prestar serviços para eles, e é uma honra para gente. Já fazemos isto na Agrishow com bastante sucesso e é uma extensão da nossa relação com a ABIMAQ”, aponta Marco Basso, Presidente da BTS Informa para a América Latina.

Anúncio

Com a iniciativa a ABIMAQ deixa de apoiar, a partir de 2016, as feiras FEIMAFE, da MECANICA E FEIPLASTIC, realizadas pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, que também lançou ontem oficialmente a 31ª Feira Internacional da Mecânica 2016. O evento será realizado de 17 a 21 de maio do próximo ano, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo e acontecerá sob o comando de Alexandre Telles, diretor do portfólio de Máquinas e Equipamentos da Reed.

Já as feiras da ABIMAQ serão realizadas no São Paulo Expo, que a partir de 2016 será o maior e mais moderno centro de exibições e convenções da América Latina. “Para sermos um dos principais players do mercado mundial, não poderíamos estar fora de São Paulo. Estamos investindo 300 milhões de reais para oferecer o melhor equipamento da cidade e, possívelmente, do país”, afirma Damien Timperio, Diretor-Geral do São Paulo Expo.

Com realização marcada para maio de 2016 no setor metal mecânico e em 2017 a de máquinas-ferramenta e plástico, as feiras só têm a ganhar também em matéria de logística, infraestrutura e conforto para expositores e convidados ao optar pelo projeto do São Paulo Expo em vez do Pavilhão de Exposição do Anhembi, hoje totalmente ultrapassado na visão da ABIMAQ.

“Este sonho só foi possível agora porque abriu uma janela deste espaço novo que esta sendo construindo, que será o maior e mais moderno pavilhão de exposições da América Latina.  Com este espaço novo fizemos uma parceria com a Gl Events, que está construindo este pavilhão”, comemora Pastoriza.

Durante a apresentação os mais de 400 presentes puderam já conferir os nomes e características destes novos eventos: Feimec – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos; Expomafe– Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial e Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico e da Borracha.

As vantagens para as empresas associadas exporem nas feiras da ABIMAQ são várias, entre elas  estão a melhor infraestrutura do pavilhão, a redução dos custos de montagem, a força da entidade, condições especiais de financiamento durante os eventos, alianças estratégicas com órgãos governamentais e institucionais e ações do projeto ABIMAQ-Apex

No lançamento das três feiras na sede da ABIMAQ empresas consideradas âncoras confirmaram reserva de espaço. Vice-presidente das Indústrias Romi, uma das gigantes do setor, William dos Reis endossa a decisão da ABIMAQ e confirma a participação nos eventos, por ter produtos endereçados aos três mercados.

A Pavan Zanetti, de acordo com Newton Zanetti, diretor Comercial da empresa, fabricante de sopradoras e injetoras para plásticos, participará da Plástico Brasil com a certeza de ter feito uma escolha acertada em termos de logística, infraestrutura do evento, conforto e proximidade com a rede hoteleira da região do São Paulo Expo.

Fonte: Radar Television/Primeira Página