Expo Abióptica

Anúncio ABIMAD39

A Expo Abióptica, maior evento do setor óptico da América Latina chega à sua 13a edição movimentando um setor que faturou R$ 23,1 bilhões em 2014. Vinte e dois mil metros quadrados e mais de 100 expositores – entre eles grandes nomes como Luxottica, Safilo, General Optical, Essilor e Marchon – compõem a exposição, que acontece entre os dias 15 e 18 de abril, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Lançamentos voltados à saúde ocular, tecnologia em lentes e armações, grifes internacionais, produtos esportivos e linhas infantis, além de personalidades e especialistas do setor, estarão reunidos para receber um público formado por profissionais, lojistas, industriais, varejistas e consumidores finais. Em 2014 o evento teve  25 mil visitações.

 

Novidades

Anúncio

Em 2015 a Expo Abióptica está de volta ao Transamérica Expo Center, um dos maiores e melhores centros de convenções e exposições do País. Isso porque a demanda crescente do mercado e dos associados da entidade tornaram necessária a ampliação do evento. O local conta com lojas de conveniência, restaurantes, cafeterias, gráfica, ar condicionado central, estacionamento com 2 mil vagas, acessibilidade com rampas de acesso, internet e rede wireless. Além da estrutura necessária para a segurança de todos, como pronto atendimento, enfermeiros, ambulância, equipe de segurança e de combate a incêndio.

  • Espaço Eyewear Experience – Pela primeira vez o evento terá um  ambiente único e interativo, no qual os visitantes terão a oportunidade de conhecer as principais novidades e lançamentos da óptica mundial através de experiências audiovisuais totalmente multimídia.
  • Espaço Tecnologia – Em um estande exclusivo os profissionais ópticos poderão conhecer de perto as possibilidades de pesquisas, inovações e materiais desenvolvidos pela parceria da Abióptica com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No local será possível visualizar polímeros e ligas metálicas utilizadas e desenvolvidas para o setor, além da demonstração de um robô,  desenvolvido por alunos da Universidade, que simulará no local o seu “ambiente de trabalho”, ou seja, será comandado para exercer possíveis funções específicas para um laboratório óptico.
  • Projeto Fundação Abióptica – A Fundação Abióptica – braço social da Abióptica levará ao evento a 8ª turma do curso de Montadores Ópticos. Durante a exposição os alunos terão aulas teóricas e práticas, sendo parte delas realizadas em estandes dos pr[óprios expositores expositores, inclusive com a utilização de maquinários e equipamentos ópticos.
  • Saber Abióptica/Senac – A 13ª edição da Expo Abióptica marcará a participação inédita do SENAC como parceiro do Espaço Saber Abióptica. Durante a exposição, equipes de docentes de diversas áreas de atuação do Senac estarão à disposição para ampliar o conhecimento e motivar o profissional óptico com  palestras e workshops especiais.
  • Espaço Varejo –  A Indústria e o Varejo ópticos nacionais também terão um espaço exclusivo na Expo Abióptica 2015, no qual serão apresentadas as novidades, as iniciativas  e os planos desenvolvidos conjuntamente para o crescimento e o desenvolvimento do setor no país.

 

Economia

O setor óptico brasileiro finalizou o balanço anual de 2014 e os números revelam um crescimento de 3% em comparação a 2013, com faturamento de R$ 23,1 bilhões.

O resultado, embora menor do que a média de crescimento do setor nos últimos anos – a óptica brasileira cresceu 90% desde 2009 -, é considerado bom pela indústria e pelo varejo ópticos, especialmente em função do baixo desempenho da economia nacional e da desaceleração do consumo no país em função do calendário eleitoral e da Copa do Mundo. “Chegamos a prever um crescimento maior no início do ano. Experimentamos uma queda vertiginosa com a aproximação da Copa, estabilizamos no início do segundo semestre e voltamos a crescer de forma gradativa no último trimestre”, explica Bento Alcoforado, presidente da Abióptica.

Moda

Na Expo Abióptica 2015, os visitantes encontrarão um verdadeiro boom de tendências para este ano. Tudo o que foi apresentado nas feiras de Milão e Paris estará em evidência agora para o Brasil e para a América Latina em um só espaço.

O consumidor pode esperar de tudo quando o assunto é a escolha do modelo ideal. Diversidade em cores, design, texturas, formatos e estilos serão destaques nas vitrines e nos estandes espalhados por todo o pavilhão durante a exposição.

Pirataria

De acordo com pesquisa realizada pelo Imeppi (Instituto Meirelles de Proteção à Propriedade Intelectual), com dados de órgãos oficiais como Receita Federal e Polícias Estaduais e Federal, entre 2006 e 2014 foram apreendidas 80 milhões de unidades de óculos ilegais no País.

Os números e o crescimento significativo de apreensões se devem às iniciativas de combate às práticas ilegais relacionadas à importação e comercialização de produtos ópticos piratas e inadequados ao uso no Brasil, com destaque para as constantes representações da Abióptica junto a órgãos públicos de fiscalização, defesa do consumidor e comércio exterior, além do aumento das operações de repressão.

Comportamento

O Estudo de Ótica 2014, maior e mais completo levantamento do setor óptico brasileiro, realizada pela GS&MD, por encomenda da Abióptica, entrevistou 5.814 consumidores brasileiros distribuídos nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Alagoas, Ceará, Pará e Amazonas. Com as informações foi possível traçar um perfil do consumidor brasileiro. Entre os itens analisados destacam-se o tamanho do mercado regional, o consumo por classe social, o mercado de cada produto, a forma de efetuar compras e os fatores que influenciam na compra.

Saúde

A Abióptica acaba de lançar, por meio da Fundação Abióptica – braço social da entidade, o Projeto Olho Vivo, ação que tem objetivos alertar a população sobre os problemas de visão e contribuir para a ampliação do acesso aos exames oftalmológicos.

O projeto será realizado em três etapas: conscientização, com entrega de informativos, dicas e cuidados; triagem e consulta, que correspondem à realização do exame de Snellen, pré-avaliação de acuidade visual e assepsia ocular e, finalmente, quando necessário, a doação de óculos a indivíduos conmprovadamente em situação de fragilidade financeira e social.

Para contemplar um número cada vez maior de beneficiados, o Projeto Olho Vivo será itinerante e, num primeiro momento, estará nas cidades de Curitiba, São Paulo, Belém, Salvador e Goiânia.

Sobre a Abióptica – A Associação Brasileira da Indústria Óptica é a mais importante instituição do segmento óptico brasileiro, com mais de 100 associados que representam 95% das empresas do setor, entre as quais indústrias, importadores, exportadores, distribuidores e varejo. A entidade visa à promoção de negócios no segmento e à regulamentação do setor óptico nacional.

 

Serviço – Expo Abióptica 2015

Data: 15 a 18 de abril de 2015

Local: Transamérica Expo Center

Horário: das 13 às 21 horas (quarta a sexta) e das 13 às 19 horas (sábado)

Endereço: Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Sto Amaro – São Paulo

expoabioptica.com.br