O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, fez uma postagem em seu Facebook na última segunda-feira (27) em que destaca que o “desafio” da Expo Milão 2015 foi “vencido”.
“Um ano atrás, quando herdamos atrasos e escândalos, isso parecia impossível. Hoje, com grande satisfação, podemos dizer que a aposta na Expo foi vencida. Os pavilhões estão lindos”, postou o premier.
Renzi se referia ao escândalo político que estourou no início do ano passado, quando o diretor de Planejamento e Aquisições da Expo, Angelo Paris, o senador Luigi Grillo e os políticos Gianstefano Frigerio e Primo Greganti foram presos pela Procuradoria de Milão. Eles foram acusados de crimes contra a administração pública, corrupção e associação criminosa.
Para o premier, um dos grandes desafios da Itália para este ano é “acolher os 20 milhões de visitantes” que participarão do evento. Segundo Renzi, esse desafio poderá ser conquistado com “todos juntos”.
“Em quatro dias, inauguraremos a Expo em Milão com uma primeira etapa completada. Já foram vendidos mais de 10 milhões de ingressos. Essa é uma gigantesca ocasião em que a Itália poderá refletir sobre si mesma e aceitará os desafios para o futuro”, escreveu Renzi.
A Expo 2015 ocorre entre os dias 1º de maio e 31 de outubro e terá como slogan “Alimentando o planeta: Energia para a vida”. A feira será o maior evento já realizado para debater alimentação e sustentabilidade, com a participação de 148 países e organizações e uma área de 1,1 milhão de metros quadros.
Fonte: ANSA