Em sua edição de número 21, a Maratona Internacional de São Paulo confirmará a maioridade. Afinal, a maior e melhor prova do gênero no país ratifica essa condição com duas décadas de sucesso, reunindo milhares de corredores pelas ruas e avenidas de uma das maiores cidades da América Latina. No dia 17 de maio, quando da 21ª edição, cerca de 19 mil pessoas participarão de mais uma festa de técnica e qualidade de vida, divididos pelas provas de 42 km, 15 milhas (24.140 m) e 5 milhas (8. ), além de uma caminhada de 2 milhas (3.212 m).
A programação de largada é a seguinte: 6h55, Elite feminino; 7h30, Elite masculino, Pelotão Premium, Atleta com Deficiência e Geral. As largadas e chegadas serão na Avenida Pedro Álvares Cabral – Ibirapuera – “Monumento Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista da Revolução de 1932 e Monumento ao Arquiteto Ramos de Azevedo”, conforme percursos detalhados e divulgados no site oficial do evento, www.maratonadesaopaulo.com.br. Somente a prova de 15 milhas terá local distinto para chegada, a Avenida Escola Politécnica.
Seja na parte técnica, seja na sua estrutura, a prova sempre evoluiu, reunindo algumas das feras nacionais e atrações do exterior. Nomes de destaque no Brasil, como Luiz Antonio dos Santo, primeiro vencedor, Diamantino dos Santos, Vanderlei Cordeiro de Lima, Franck Caldeira, José Teles, Solonei dos Santos, Genilson da Silva e Claudir Rodrigues, garantiram o país no topo do pódio masculino na eterna briga com estrangeiros. Já no feminino, o saldo é a ainda melhor, com 12 conquistas obtidas por Janete Mayal, Viviany de Oliveira, Marcia Narloch, Marizete Rezende, Maria Zeferina Baldaia, Maria do Carmo Arruda e Marizete Moreira.
Grandes nomes à parte, ou quase à parte, o que garante mesmo o sucesso da prova é o pessoal do pelotão geral, amadores no status, mas profissionais na garra e vontade. Ao longos de seus 20 anos, a Maratona Internacional de São Paulo tem apresentado crescimento no número de participantes, sempre levando-se em conta a segurança dos atletas e o limite técnico do percurso. São esperados 19 mil corredores para este ano, colorindo mais uma vez a cidade.
Para o suporte destes, a organização terá uma infraestrutura também à altura, com mais de mil pessoas no staff, além de ambulâncias com UTI, postos de hidratação, seguranças, banheiros químicos. No percurso, Policia Militar e agentes da CET garantirão o perfeito andamento da prova sem prejudicar o dia-a-dia dos moradores da cidade.
O percurso também mudou no período, tornando-se mais técnica e agradável, bem como se adequando ao seu volume de pessoas e às condições da cidade. A primeira edição da prova aconteceu em outubro de 1995, largando na Avenida Rio Branco e chegando no Ibirapuera. Este percurso jamais seria repetido.
Após varias alterações, sempre acompanhando sua grandeza, a corrida passou, em 2013, a ter largada e chegada no Obelisco do Ibirapuera. Para 2015, serão recuperados trechos que fizeram parte da história do evento. Entre esses trechos reintegrados estão ruas e avenidas da região de Pinheiros e da USP. Não fazem parte este ano as Marginais, incluídas na edição passada em razão de obras em parte da cidade.
Inscrições
As inscrições já estão abertas, com limite de 19 mil participantes. Os interessados poder confirmar a participação até o dia 9 de maio pelo site oficial. Os valores são de R$ 130,00 para os 42k, 15 milhas e 5 milhas, e R$ 60,00 para a caminhada, mas há descontos para pagamento via boleto bancário. Mais detalhes podem ser obtidos no site da prova.
A entrega de kit, que será feita conjuntamente com a cortesia da entrega do chip, será durante a São Paulo Expo Marathon, feira de esportes com foco em corrida que antecede a prova, nos dias 14 de maio, das 12h às 20h, 15 de maio, das 8h às 20h, e no dia 16 de maio, das 8h às 16h, no Ginásio Estadual Geraldo José de Almeida – Rua Manoel da Nóbrega, 1361 – São Paulo. Não haverá entrega de kit no dia do evento, nem após o mesmo.
Serviço:
Dia 17 de maio
Mais informações no site oficial, www.maratonadesaopaulo.com.br