A cultura vencedora para a mudança organizacional

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POR LUIZ BELLINI

O Kick-off de 2024 da RX México, realizado no final de Janeiro, foi elaborado em torno da narrativa da evolução de nossa empresa. Mostramos e celebramos nossas conquistas em 2023, delineamos nossos objetivos para 2024 e articulamos uma visão de longo prazo.

Ilustramos como as mudanças implementadas na segunda metade de 2023 nos permitiram ter uma estrutura preparada para impulsionar um crescimento acelerado nos próximos três anos.

E, como meta principal deste encontro, enfatizamos a importância de cultivar uma cultura vencedora, com o Senior Leadership Team (SLT) destacando as características e os comportamentos necessários às nossas equipes.

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Em Dezembro de 2023 iniciamos a implementação da cultura vencedora na RX México, quando reunimos a liderança sênior da empresa, com a presença de diretores do Brasil e a líder de talentos e capacitação global da RX, durante dois dias para aprender, debater e exercitar quatro comportamentos que identificamos serem fundamentais para o amadurecimento corporativo da nossa empresa.

Quais são estes comportamentos?

Confiança: a confiança é fundamental para qualquer cultura organizacional. É a base de tudo. Ao adotar comportamentos que promovem a transparência, honestidade e integridade, os membros da equipe começam a confiar uns nos outros e na liderança da organização. Isso cria um ambiente de trabalho mais positivo e colaborativo.

O principal aqui é que as pessoas se sintam psicologicamente seguras e apoiadas. Isso facilitará a adoção do próximo comportamento, os conflitos construtivos.

Conflitos Construtivos: os conflitos sempre existiram e continuarão a existir. São parte natural do ambiente de trabalho e podem levar a melhores soluções e inovação.

Por isso, a partir da confiança é fundamental dar liberdade para que haja conflitos saudáveis, ou seja, momentos de debates objetivos em torno de uma ideia, de um conceito, de um projeto, etc, para se chegar à melhor decisão.

Quando os funcionários se sentem confortáveis para expressar suas opiniões e resolver conflitos de maneira construtiva, isso leva a uma cultura onde o diálogo aberto é valorizado e as diferenças são respeitadas.

Um ponto importante aqui é que uma vez que se encerre o conflito e é identificado um caminho ou uma solução, estes sejam apoiados por todos, mesmo por aqueles que não concordaram e sua execução flua suportada pelos líderes.

Ao adotar este comportamento e concluir esta etapa, será possível subir um nível, do comprometimento com os objetivos comuns.

Comprometimento com Objetivos Comuns: O comprometimento é essencial para o sucesso organizacional. Quando os funcionários estão comprometidos com os objetivos e valores da empresa, estão mais dispostos a contribuir para seu sucesso.

Isso cria uma cultura de engajamento e motivação, onde todos trabalham em direção a um propósito comum. O compromisso consegue entregar aquele resultado superior. Está ligado diretamente às responsabilidades pelas decisões, pelas ações e pelos erros.

Uma vez ultrapassado este degrau, tudo fica melhor para a última etapa, da responsabilidade.

Responsabilidade Individual e Coletiva: nesta última etapa todos os funcionários assumem a responsabilidade por suas ações e contribuem para o sucesso da organização como um todo.

 Isso cria uma cultura em todos se sentem responsáveis pelo seu trabalho e pelo bem-estar da equipe e da organização, além de se sentirem confiantes e comprometidos em buscar o melhor resultado e, inclusive, errar, assumir os erros e aprender. Isso é parte da evolução.

É tornar-se responsável para consistentemente focar e alcançar resultados extraordinários.

A adoção desses comportamentos, confiança, conflitos saudáveis, comprometimento e responsabilidade, fazem parte do amadurecimento da cultura corporative e são, necessariamente, sequenciais.

Ou seja, é necessário implementar e exercitar um por vez, como subir degraus de uma escada.  

O resultado final será a adoção de uma cultura organizacional saudável e positiva, onde os funcionários se sentem valorizados, engajados e motivados a contribuir para o sucesso da empresa.

Este artigo foi inspirado nas lições passadas por Liz Broughton, head de talento e capacitação da RX, a partir do “The Five Dysfunctions of a Team”, de Patrick Lencioni.

*Luiz Bellini possui mais de 20 anos de experiência em eventos e atualmente é Diretor Geral da RX México.