Fomentar a produção artística nacional e movimentar o mercado de arte por meio de uma plataforma funcional, dinâmica e contemporânea.
Este é o objetivo do SP-Arte Viewing Room, evento online que acontece entre os dias 9 e 13 de junho no site da SP-Arte (https://www.sp-arte.com), com participação de mais de 115 expositores – galerias de arte e design expoentes no mercado nacional, editoras e projetos artísticos independentes.
Segundo Fernanda Feitosa, diretora e fundadora da SP-Arte, o virtual chegou para ficar.
“O avanço do digital é inegável e irreversível. As plataformas digitais irão, cada vez mais, potencializar o alcance do mercado como um todo, abrindo ainda mais as portas para o cenário internacional ou mesmo aproximando novos colecionadores, que se sintam mais à vontade no ambiente online. O digital, é claro, não substitui o contato físico, a sensação de ver uma obra presencialmente, mas traz uma experiência que pode ser um complemento à experiência presencial”, afirma.
Durante os cinco dias do evento, o público poderá conferir fotografias, vídeos, pinturas e trabalhos em diferentes suportes de artistas representados por casas como:
Almeida e Dale (São Paulo), Artespacio (Santiago), Bergamin & Gomide (São Paulo), Mendes Wood DM (São Paulo, NY, Bruxelas), Casa Triângulo (São Paulo), Fortes D’Aloia & Gabriel (São Paulo, Rio de Janeiro), Jaqueline Martins (São Paulo, Bruxelas), Leme (São Paulo), Luciana Brito (São Paulo), Luisa Strina (São Paulo), Nara Roesler (São Paulo, Rio de Janeiro, NY), Kogan Amaro (São Paulo, Zurique) e Vermelho (São Paulo), galerias de design como a ,Ovo (São Paulo), Ana Neute (São Paulo), Alva (São Paulo), Etel (São Paulo), Jacqueline Terpins (São Paulo), e projetos independentes como 01.01 Art Platform (São Paulo) e Nacional TROVOA (São Paulo).
Na página de cada galeria, o visitante poderá percorrer um projeto expositivo com até 20 obras de um ou mais artistas.
O público poderá conferir as obras por meio de vídeos e áudios que criam uma narrativa única em torno da exposição digital, enriquecendo a experiência do usuário.
Caso haja o interesse por algum trabalho disponível no site, apenas um clique em “Contactar galeria” já permite que o expositor e o potencial comprador iniciem uma conversa, por meio de um chat da plataforma, Whatsapp ou e-mail.
“A transparência de valores, diferencial do formato Viewing Room, ajuda a desmistificar questões sobre o mercado de arte e também a promover uma revolução no setor”, diz Feitosa.
GALLERY WEEK
Em parceria com a Abact (Associação Brasileira de Arte Contemporânea), a SP-Arte promove entre os dias 8 a 12 de junho, concomitante ao evento online, o Gallery Week. Em breve, mais informações.
Serviço:
SP-Arte Viewing Room
Período: 9 a 13 de junho de 2021
www.sp-arte.com