ABCasa completa dois anos consolidada como entidade oficial e representativa do seu setor

Anúncio

O calendário marcava 26 de setembro de 2016. Lançando uma semente que logo começaria a dar muitos frutos, um grupo de empresários se reunia com objetivo de incrementar e movimentar o setor de artigos para casa e decoração com um olhar de 360 graus para toda a cadeia envolvida, de forma prática e transparente.

Dessa forma, nesse dia, há dois anos, era criada a ABCasa – Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores que, em pouco tempo, se tornou a entidade oficial e representativa do setor.

Começando com cerca de 40 empresas, rapidamente a ABCasa veria um grande crescimento em seus quadros: em 2017, fechou o ano com 400 associados. Esse número já aumentou de forma expressiva em 2018, quando, ao comemorar seu segundo aniversário, ultrapassa a marca de 500 empresas em todo o Brasil, entre fabricantes, importadoras, distribuidoras e artesãos.

O primeiro grande desafio foi a organização da ABCasa Fair, em agosto de 2017, no Anhembi, em São Paulo (SP). Com mais de 300 expositores, a feira, exclusiva para lojistas e profissionais do setor, foi um grande sucesso, agregando conteúdo e experiências aos visitantes.

Anúncio

Entre 19 e 23 de fevereiro desse ano, já no Expo Center Norte, também na capital paulista, aconteceu a segunda edição da feira, consolidada como a maior do segmento na América Latina, registrando mais de 50 mil visitantes, 400 expositores e 400 mil produtos em mais de 70 mil metros quadrados de pavilhão, além de uma infinidade de experiências e serviços para o público.

Recentemente, entre 17 e 21 de agosto, com recorde de público e mais de 400 expositores, além das já tradicionais atrações especiais, aconteceu a terceira edição da feira, novamente no Expo Center Norte. A programação incluiu 19 palestras e talks com nomes de destaque, parcerias com marcas de renome como Pantone e WGSN, 21 linhas de transporte gratuitas e total infraestrutura aos visitantes.

Novos produtos e serviços

Em 2018, além da realização da ABCasa Fair, a ABCasa agregou diversos produtos em seu portfólio institucional, além do investimento constante no aumento e na capacitação de sua equipe e no fortalecimento de departamentos como parcerias e relações internacionais.

Em junho, a entidade passou a ser a responsável pela organização da etapa nacional do Prêmio gia, maior premiação mundial do varejo de artigos para casa. Entre 106 participantes de todo o Brasil, as cinco finalistas foram apresentadas em lounge na ABCasa Fair de agosto e a grande vencedora foi conhecida em cerimônia realizada no Museu da Casa Brasileira, em setembro. A escolhida foi a loja Tania Bulhões, que conquistou o direito de representar o Brasil na etapa mundial, em Chicago, nos Estados Unidos, em março de 2019, concorrendo com estabelecimentos de mais de 50 países.

Em agosto, foi lançado o programa ABCasa Benefícios. Exclusivo para associados, lojistas e profissionais do mercado dos segmentos de atuação da Entidade, consiste em um cartão de benefícios, sem qualquer custo, que oferece descontos e convênios exclusivos em diversos estabelecimentos, tanto físicos como virtuais. Já são mais de 100 empresas cadastradas, com vantagens em itens de vestuário, lazer, viagens, cosméticos, educação, hospedagem, ingressos, alimentação e muito mais.

No mesmo mês, foi anunciado o lançamento de uma nova feira para o mercado de Natal e festas em 2019. Trata-se da ABCasa Natal & Festas, que acontecerá entre 30 de maio e 2 de junho, no Anhembi, em São Paulo (SP). Com a participação já confirmada das maiores empresas desse segmento, a feira será destinada a lojistas, decoradores, arquitetos, promotores de eventos e todos os profissionais desse setor, que registra excelentes números anuais.

Outra iniciativa inédita da ABCasa foi a pesquisa setorial do varejo de artigos para casa, decoração, presentes e utilidades domésticas. O levantamento, produzido em parceria com o instituto IEMI Inteligência de Mercado, um dos principais canais de informações para diversos setores da economia do País, indicou que o setor movimentou R$ 54,1 bilhões na economia brasileira em 2017, com 173,5 mil pontos de venda em todo o Brasil. A mão de obra total empregada pelo varejo corresponde a 2,2 milhões de pessoas. O levantamento será atualizado anualmente, tornando-se uma fonte de referência para o setor.

Mas as novidades não param por aí: em outubro, iniciará sua trajetória o programa ABCasa Desenvolvimento, que disponibilizará semanalmente uma agenda voltada para a melhoria da performance profissional dos associados e seus colaboradores. Trata-se de uma programação com temas e conteúdos de vendas, gestão, mídias sociais, economia, financeiro, entre outros, ministradas através de palestras e workshops, que poderá ser acompanhada presencialmente ou em uma plataforma online.

Também estão sendo preparados os lançamentos dos programas ABCasa Social e ABCasa Cultural. O primeiro incentivará ações sociais relacionadas ao setor que possam gerar impacto na sociedade, enquanto o segundo visa aproximar todas as atividades culturais do segmento com as empresas associadas e os visitantes dos eventos.

“É surpreendente ver o que conseguimos entregar em tão pouco tempo e, por isso, agradeço a nossa equipe pelo trabalho realizado. Seguimos nosso caminho focados 100% no objetivo de impulsionar as vendas, gerar economia operacional e ajudar a melhorar a gestão das empresas associadas”, destaca Renato Orensztejn, presidente da ABCasa. “Além disso, aumentamos o escopo de atuação para que a entidade cada vez mais se consolide como a associação oficial do setor de artigos para casa, decoração, presentes, utilidades domésticas, festas e flores. Juntos somos muito mais fortes”, completa.