ABEOC Brasil lança campanha pela retomada consciente e debate assunto com o Ministério do Turismo

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A Associação Brasileira das Empresas de Eventos (ABEOC) reuniu em live transmitida ao vivo pelo seu canal no Youtube (no dia 4 de junho) a sua presidente, Fátima Facuri; o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio; a deputada federal Soraya Santos; o presidente-executivo da União Brasileira dos Promotores de Feiras – UBRAFE, Armando de Campos Mello; e o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio. Em pauta, a retomada das atividades e os protocolos sanitários.

Segundo Fátima Facuri, a flexibilização de várias áreas abre caminho para a realização de feiras e congressos, seguindo protocolos sanitários que garantam a saúde, tanto de trabalhadores quanto do público.

“Acreditamos que, fazendo todos os ajustes necessários e recomendados pelos órgãos sanitários poderemos reiniciar o calendário de 2020, contribuindo para a sobrevivência das empresas e manutenção de empregos. Para que isso aconteça, defendemos o desenvolvimento de um protocolo único (nacional) em comum acordo entre setor e o Ministério da Saúde”, afirma.

O presidente da UBRAFE lembrou sobre os créditos, que não chegam na ponta do setor, e o presidente da FBHA comentou sobre a tramitação da MP 936 no Senado. Em resposta, o ministro Marcelo Álvaro Antônio explicou como foi dada a prioridade de “socorro” às empresas, primeiramente com a MP 936 e depois com a MP 948, evitando uma judicialização em massa. A terceira fase passou pela MP 963, com crédito pelo Fungetur e agora é esperada a MP 944, que traz o fundo garantidor, facilitando o crédito.

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O ministro também anunciou que já está pronto o protocolo nacional de retomada, mas que a liberação dos eventos está a cargo de estados e municípios, por decisão do STF. O protocolo, que inclui os eventos e outros 14 segmentos será acompanhado por um selo de biossegurança. Segundo a deputada federal Soraya Santos, a MP 944 será votada na próxima terça-feira, dia 9 de junho.

#estamosprontospravoltar

Paralelamente, a ABEOC Brasil lançou a campanha #estamosprontospravoltar abrangendo os vários segmentos profissionais que atuam no mercado de eventos. Assim, organizadores, promotores, cerimonialistas, seguranças, equipes de limpeza, hospedagem, viagem e muitos outros têm aparecido nas timelines das redes sociais da entidade (@abeocbrasil no Instagram, Twitter, Facebook e Linkedin). “Começamos com seis atividades e várias outras solicitaram engajamento à campanha, mostrando que rumamos em um caminho comum”, finalizou Facuri.