ABEVT realiza com sucesso oficina voltada ao setor de eventos

Anúncio ABIMAD39

A Academia Brasileira de Eventos e Turismo realizou na última quarta (01/4), em São Paulo, a Oficina – “Universidades e Empresas conjugando e aprimorando mercados”, que aconteceu na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Entre os presentes estiveram cerca de 60 representantes de universidades, empresas, entidades, universitários e imprensa.

O programa contou com cinco painéis que discutiram a gestão estratégica das feiras desde a organização até a comercialização; estratégias de segmentação das feiras; ferramentas para promoção e valorização das feiras; hospitalidade; cerimonial e protocolo.

O encontro, que faz parte do novo Projeto Educacional da Academia, contou com a participação de docentes de cinco universidades – FGV, Anhembi Morumbi, ESPM, Senac e FAAP, além de debatedores que compõem a direção de empresas e entidades como APAS – Associação Paulista de Supermercados, Francal, Couromoda, ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e cerimonialistas.

A mesa de abertura foi formada pelo presidente da Academia e diretor superintendente do Expo Center Norte, Sergio Pasqualin; por Armando Campos Mello (UBRAFE), Ismael Rocha (Diretor Acadêmico da ESPM) e pelo Acadêmico e ex-presidente da ABIH Nacional, Eraldo Cruz.

Anúncio

Na sequência, o primeiro painel tratou sobre “Estratégias de Segmentação das Feiras”, com a coordenação de Silvia Valente, Coordenadora dos cursos de Turismo e Tecnólogo em Eventos da Anhembi Morumbi, e participação especial de Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal.

O painel “Gestão Estratégica das Feiras – da Organização à Comercialização”, coordenado por Marisa Canton, Acadêmica da Academia Brasileira de Eventos e Turismo e professora de Gestão em Eventos e Gestão do Turismo na EAESP – FGV-SP, teve como convidado Carlos Correa, diretor superintendente da APAS – Associação Paulista de Supermercados, que comentou sobre a estrutura e a organização da feira APAS, que anualmente reúne mais de 70 mil pessoas em toda a estrutura do Expo Center Norte, em São Paulo.

Para falar sobre “Marketing – Ferramenta para Promoção e Valorização das Feiras”, a Oficina teve a participação de George Rossi, coordenador do curso de Comunicação da ESPM; e Ana Jussara Leite, da área de Projetos Especiais do Grupo Couromoda.

O painel seguinte tratou sobre “Hospitalidade, uma estratégia de diferenciação para Feiras e Exposições”, com a coordenação de Fernando Estima, Pesquisador e Professor dos cursos de Hotelaria, Tecnólogo em Eventos e Pós-Graduação em Eventos do Senac, e Bruno Omori, presidente da ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, de São Paulo.   Para abordar o assunto “Cerimonial e Protocolo nas Feiras”, o painel, sob coordenação de Yara Moraes, professora de Eventos do Curso de Comunicação Social da FAAP, teve como convidados Ana Jussara Leite e o também cerimonialista Carlos Takahashi.

A Oficina da Academia Brasileira de Eventos e Turismo foi encerrada ainda com uma palestra do diretor geral da MICE Knowledge, o inglês Rob Davidson, especialista mundial no mercado M.I.C.E. – Meetings, Incentives, Congresses and Exhibitions e professor visitante em seis universidades europeias.

As Oficinas promovidas pela Academia fazem parte das estratégias de um pioneiro Projeto Educacional criado pela entidade, já em andamento, que visa a realização de estágios monitorados nacionais e internacionais a jovens estudantes.