A ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo, encerrou sua 31ª edição com um novo recorde: foram 440 marcas expositoras, sendo 113 estreantes. A visitação nos quatro dias do evento superou 65 mil.
A organização e expositores relatam que, neste ano, além de pessoas buscando seu primeiro negócio, houve uma maior presença de empresários já atuantes que buscam no franchising uma forma de expandir, diversificar ou até inovar em seus portfólios (incluindo aqui os multifranqueados).
A próxima edição da ABF Expo já está confirmada: será de 25 a 28 de junho de 2025, no Expo Center Norte, desta vez nos Pavilhões Branco e Verde, o que representa um acréscimo de área expositiva de mais de 2 mil m².
Realizado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, com organização e promoção da Informa Markets Latam, o evento ocorreu de 26 de junho a 29 de junho.
A edição deste ano já iniciou com duas novidades importantes para o setor: uma parceria inédita da ABF com o Governo de Minas Gerais para promover e incentivar o franchising no estado e o lançamento de um estudo inédito ABF/Sebrae sobre o que pensam os empresários do setor.
Dentre as principais conclusões extraídas deste estudo referentes ao grupo Potencial Franqueado (público-alvo da feira), entre empreender sozinho ou ingressar numa rede, eles declararam que um dos principais motivos que os fizeram considerar o setor de franquias é o fato dele apresentar menor risco, pois já há um know-how estabelecido.
O estudo ABF/Sebrae revelou, ainda, que os potenciais franqueados estão mais criteriosos, o que pôde ser verificado também na ABF Expo 2024.
Eles pesquisam mais, visitam e conversam com outros franqueados da rede, dão preferência às marcas que mais crescem e têm mais operações.
Além disso, eles consideram na decisão do investimento os seguintes aspectos: retorno financeiro previsto; afinidade com o tipo de negócio; possibilidade de abrir o negócio em sua cidade, e se o modelo se encaixa no seu perfil.
Para o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, a edição deste ano trouxe os ingredientes que fazem o sucesso do franchising brasileiro.
“Empresários dispostos a investir, sejam iniciantes ou já com outros negócios, modelos de negócio formatados, marcas conhecidas e muita interação”, disse.
“Chamou a atenção também a grande diversidade de modelos e nichos e o uso mais intensivo de tecnologia. Não por acaso, os expositores do evento relatam que saíram com grandes oportunidades de negócios”, completou.
O diretor de Negócios da Informa, Hermano Pinto, ressalta que notou uma evolução tanto entre os visitantes, mais preparados e já com certa experiência em negócios, como entre os expositores, muitos deles já parte de grupos de marcas.
Entre os fornecedores, o desenvolvimento de soluções específicas para o franchising ganhou ainda mais força, especialmente nas áreas financeira, administrativa e de controladoria, o que junto a outros fornecedores, startups, pontos comerciais e instituições financeiras, consolidou um ecossistema completo no evento.
“Ficou claro também as vantagens do contato presencial, com muita interação direta, networking e até contato com as lideranças das franquias almejadas”, disse.
A exemplo de anos anteriores, as celebridades também marcaram presença na 31ª ABF Franchising Expo. Foram elas:
– Caito Maia (Chilli Beans), Carlos Massa – Ratinho (Água de Cheiro), Celso Portiolli (market4u), Flávia Alessandra e Otaviano Costa (Royal Face), Helô Pinheiro (Home Angels);
-Ticiane Pinheiro (Ótima Center), Henrique Fogaça (Avant Franquias e Convex Jóias); Chris Pitangui, Geraldo Luiz, João Kléber, Luciana Gimenez, Marcello de Carvalho e Sônia Abraão (É Seguro), e Wanessa Camargo (PG&MP).
TENDÊNCIAS E NOVIDADES DAS FRANQUIAS
Dentre as 440 marcas expositoras, se destacaram neste ano franquias na área de economia circular (aluguel de equipamentos, EPIs, motos, brinquedos, equipamentos médicos, carros por assinatura, brechó, reparo de faróis e economia regenerativa) e ainda:
– Construção (tintas, equipamentos e outros insumos), finanças (meios de pagamento, soluções financeiras e seguros), Bem-Estar (academias, spas, suplementos e cuidadores e odonto) e negócios de proximidade (mercado autônomos, cafés, vending machines etc.).
As farmácias também marcaram presença em várias leituras: tradicional, de manipulação, pet, com foco em beleza e com serviços associados.
Capacitação e soluções
A Arena do Conhecimento, área de capacitação do evento, recebeu cerca de 1.000 empreendedores e trouxe quase 50 horas de palestras.
Promovido de 24 a 26 de junho, o evento contou com a participação de mais de 3 mil pessoas (presencial e online), que acompanharam cerca de 40 palestras e painéis, ministrados por especialistas renomados do franchising e de outros setores.
Considerando as palestras da Arena do Conhecimento (26 a 29) e da ABF Franchising Week, mais de 4 mil pessoas foram capacitadas no setor em apenas uma semana.