ABF Franchising Expo trouxe reinvenção e novidades dos mais variados setores

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Em seu retorno após dois anos de pandemia, a feira de franquias ABF Franchising Expo confirmou mais uma vez a grande disposição dos brasileiros em abrir e desenvolver seus negócios.

Em quatro dias de evento, a visitação chegou a 65 mil pessoas, trazendo empreendedores de várias partes do Brasil e até do exterior.

Realizado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising –, com organização e promoção da Informa Markets, o evento ocorreu de 22 a 25 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Foram 457 marcas expositoras, sendo que quase 200 participando pela primeira vez. Dada a demanda em 2022, a área da feira foi ampliada para 32 mil m² no total.

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Expositores e a organização do evento relatam a presença de empreendedores, de diferentes perfis, qualificados, com boa preparação prévia e segmentos ou ramos alvo.

A edição deste ano, a 29ª, contou com o patrocínio de Bradesco, PagBank/PagSeguro, Santander/Getnet, Banco do Brasil e Prudential.

O evento contou ainda com a presença de quase 30 celebridades de áreas variadas como Caio Castro, Caito Maia, Celso Portiolli, Deborah Secco, Dr. Paulo Muzy, Duda Nagle, Érick Jacquin, Fofão (Hélia Silva), Giovanna Antonelli, Helô Pinheiro, Marcelo Negrão, Netinho de Paula, Renato Góes, Sabrina Sato, Thaila Ayala e Tiago Abravanel.

Para o presidente da ABF, André Friedheim, “sem dúvida esta foi a feira da retomada do setor após dois anos desafiadores de pandemia.”

A relevância dos eventos presenciais, como as feiras de negócios, e da retomada da própria ABF Expo, foram observadas por Hermano do Amaral Pinto Junior, diretor de Portfólio da Informa.

“Temos uma grande demanda reprimida por eventos presenciais. Com segurança, as pessoas querem se encontrar, ter esse contato mais próximo”, apontou.

“É nos eventos presenciais que conseguimos proporcionar uma experiência mais completa e profunda, ainda mais no caso do mercado de franquias que exige um investimento significativo, uma avaliação criteriosa, em uma relação de longo prazo”, completou.

O evento evidenciou também movimentos importantes.

Além das tradicionais Alimentação e Educação, a feira contou uma forte presença de franquias de Moda, com destaque para lingerie e roupas masculinas.

Franquias B2B associadas à Casa e Construção, Tecnologia, Gestão, Finanças, Seguros e Energia Solar, e redes de Saúde, Beleza e Bem-Estar também estiveram presentes.

Destaque também para a forte participação de microfranquias, modelos alternativos de venda (home based, virtuais, vending machines, container, tuk tuk, carro, quiosque etc.) e o interesse pelo setor por parte de bancos, fornecedores de tecnologia e outros elos da cadeia produtiva do franchising.

A reinvenção de segmentos tradicionais também continua. Em Alimentação, além da forte presença de hamburguerias, pizzarias, sorveterias e negócios especializados em açaí, chegaram forte também cervejarias, bebidas, alimentos naturais, vinhos, cookies, panificação e comidas brasileiras em box e panelas.

Apareceram também nichos como algodão doce colorido, sorvete em bolinhas, pipocas gourmet, congelados e até um fast food da Hello Kit.

Em Educação, cresceram muito os modelos digitais, com aulas de robótica e profissionalizantes.

Outras propostas interessantes foram de banco digital, mercado autônomo em condomínios, gestão e desenvolvimento humano, locação e venda de insumos e equipamentos industriais (até de geradores), serviços tributários, softwares e plataformas de gestão, para o mercado rural, logística (agenciamento de envios), tintas, gestão de importação e exportação, papel de parede (incluindo impressão), chip para celular, iluminação led e intermediação de venda de carros.

A ABF Franchising Expo trouxe mais uma vez marcas reconhecidas com o objetivo de escalar seus negócios, tais como: AlphaGraphics, Aramis, Babbo Giovanni, Burger King, Constance, Hope Lingerie, Jogê, Pampili, Paris 6, Reserva e Valisére.

Outra marca das mais tradicionais, a fabricante de brinquedos Estrela lançou seu modelo de franquia na feira da ABF, a Estrela Beauty, do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar.

“Notamos também uma maior maturidade do setor, com muito grupos empresariais de larga atuação e um uso cada vez mais intensivo de tecnologia em todo o processo, incluindo ERPs, plataforma de gestão de franqueados, comunicação, captação de leads, gestão de performance e outros”, afirma André Friedheim.

ABF FRANCHISING WEEK 2022

Promovida de 20 a 24 de junho, já a ABF Franchising Week contou com a participação cerca de 5 mil pessoas (presencial e online), retomando o forte networking tão característico do franchising.

O evento envolveu cinco dias intensos de imersão em conteúdos de qualidade do setor, com debates e palestras de especialistas renomados.