A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH-SP) e o Airbnb, maior empresa global de compartilhamento de lares e experiências em viagens, anunciam uma parceria inédita para impulsionar o turismo paulista, por meio de um memorando de entendimentos (MOU).
O acordo possui cinco pilares: comercial, inteligência de mercado, qualificação para sustentabilidade, promoção turística e melhores práticas.
No âmbito da colaboração comercial, por meio da aproximação entre a plataforma e os hotéis da ABIH-SP, o objetivo é fomentar negócios entre as partes. Inclui inteligência de mercado, a partir do intercâmbio regular de informações estatísticas sobre o fluxo turístico para o Estado de São Paulo, como forma de auxílio à formulação de estratégias para o aumento do volume de negócios.
As experiências turísticas presenciais e online, que são ofertadas nos destinos e estão cadastrados na plataforma Airbnb, por exemplo, também poderão ser selecionadas e recomendadas pelos hotéis aos clientes, contribuindo ainda mais com o desenvolvimento do turismo regional e o lazer dos hóspedes.
No pilar da qualificação para a sustentabilidade, o MOU inclui o desenvolvimento de um programa educativo para ampliar o conhecimento e as práticas do turismo responsável. A promoção turística, por meios digitais, proporcionará aumento do fluxo de turistas aos destinos paulistas. E com a adoção das melhores práticas, serão alavancados os resultados que a economia digital propicia.
“As experiências do Airbnb; o compartilhamento de informações relacionadas ao turismo no estado; as ações para promoção dos destinos paulistas aos viajantes, com a abertura de um novo canal de distribuição para a hotelaria, favorecem o setor como um todo”, avaliam os membros da ABIH-SP, integrantes do grupo de trabalho, Ricardo Roman Jr., presidente da ABIH-SP; Fernando Guinato, vice-presidente e Niuara Tedesco, diretora.
O setor de viagem e turismo movimentou R$ 551,5 bilhões no Brasil em 2019, segundo dados do WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo). Só o Estado de São Paulo representou cerca de 40% de todo o faturamento das empresas do setor no país. E, de acordo com o IBGE, as atividades turísticas no Estado cresceram 5,3% em 2019, enquanto o Brasil cresceu 2,5%.
Segundo os dados apurados pelo Airbnb, refletidos pelos resultados apurados pela pesquisa ABIH-SP, que passaram a ser divulgados regularmente em julho de 2020, os destinos domésticos mais perto de casa, para viagens de carro, têm sido os mais procurados e São Paulo é um dos principais mercados no país. Fato que contribui com a retomada do turismo.
“Nesse contexto, a plataforma vai contribuir muito para apresentar, inclusive aos paulistas, novas opções dentro do Estado para um turismo autêntico, que valoriza a cultura local e movimenta a economia das cidades”, diz Flávia Matos, diretora de relações institucionais e governamentais do Airbnb para a América Latina. Em 2019, o Airbnb gerou um impacto econômico direto de R$ 10,5 bilhões no Brasil considerando toda a cadeia que envolve o turismo, como comércio e restaurantes locais, não apenas a hospedagem.
Um grupo de trabalho foi formado pela ABIH-SP e pelo Airbnb para alinhar e regularmente questões relevantes e aperfeiçoar as áreas de cooperação da parceria, com o compromisso de continuar incentivando o desenvolvimento sustentável do turismo e a democratização das viagens.