Um setor que fatura mais de R$ 300 bilhões anualmente, representa 4,5% do PIB e comporta 7,4% dos empregos no país também precisa reconhecer sua responsabilidade quando o assunto é sustentabilidade.
A ABRACE – Associação Brasileira de Cenografia e Estandes, em parceria com a empresa Evento Sustentável, deu o pontapé inicial neste movimento pioneiro entre seus associados.
Nesta semana foi apresentado o Selo de Sustentabilidade para empresas de cenografia e montadoras de estandes.
Essa certificação é baseada na norma ISO 20121, um sistema de gestão de boas práticas, com foco em garantir que os eventos sejam planejados e executados de forma a minimizar seu impacto ambiental e social.
O selo reconhece as ações comprometidas com aspectos ambientais, sociais e de governança, além de promover o aumento da consciência de sustentabilidade entre as empresas.
Com o selo, a associação busca incentivar seus parceiros para que abracem esse movimento, a fim de demonstrarem o seu comprometimento com a sustentabilidade e se diferenciarem no mercado.
“Queremos demonstrar que nossos associados estão em outro patamar de qualidade. Temos preocupações sociais e ambientais e o objetivo dessa parceria é destacá-los do lugar comum, sendo referência para o mercado”, diz Paulo Passos, diretor-executivo da Associação.
O executivo relembra ainda que, em 2022, a ABRACE lançou também o Selo de Qualidade, que garante empresas preparadas e estruturadas para atender o mercado de eventos.
O Selo de Sustentabilidade traz diversas vantagens para as empresas de cenografia e montagem, como novas oportunidades de negócios, melhor tratamento e reconhecimento pelos clientes, e aumento da eficiência operacional.
Por outro lado, apresenta benefícios ambientais importantes, como o armazenamento de recursos naturais e o uso mais eficiente dos materiais, o que gera menos desperdício e resíduos.
A ABRACE e a Evento Sustentável acreditam que a sustentabilidade é a chave para o sucesso no setor de eventos e na construção de uma sociedade sustentável como um todo.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Empresa:
1. Saúde e bem-estar do trabalhador
2. Inclusão e diversidade
3. Trabalho não escravo e infantil
4. Gestão de resíduos
Projeto:
1. Materiais Utilizados
2. Uso de energia no estande
3. Gestão de resíduos
Montagem e Desmontagem:
1. Utilização de EPI
2. Práticas Sustentáveis
3. Gestão de Resíduos
4. Transporte utilizado para materiais e equipe