Em almoço com associados e convidados, o resultado de vendas do 1º Trimestre de 2018 das TMCs Abracorp, apurado pelo BI da entidade, mostra crescimento de 17,48%
O encontro promovido pela Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas), dia 28 de Junho, no W-City SP, revestiu-se de relevância pela densidade da pauta e fluidez na apresentação. Depois das boas vindas e considerações sucintas do presidente do Conselho de Administração da entidade, Carlos Prado, foi distribuída a edição impressa dos Princípios e Valores do Associado; e dos guias de Boas Práticas dos Fornecedores e dos Clientes.
O advogado Marcelo Oliveira, na oportunidade, apresentou o canal [email protected].Por meio desse instrumento, a entidade pode obterinformações relevantes, a exemplo de reclamações, denúncias, ponderações, elogios e sugestões. “Objetivo dessa prestação de serviço é fazer valer os Princípios de Valor e Boas Práticas”, sustenta Marcelo Oliveira.
Wilson Marcos, da Solid Corporate Travel, coordenador do Comitê de RH da Abracorp,apresentou proposta de pesquisa de cargos e salários. Na sequência, o convidado Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos, expôs a missão da entidade. Criada em 1998 por um grupo de empresários e executivos da iniciativa privada, a OSCIP propõe o engajamento empresarial na promoção de políticas públicas sustentáveis
“Empresas e lideranças precisam ser protagonistas”, enfatiza Caio Magri. O executivo revela que o Instituto Ethos tem 540 associadas, que representam poder econômico e político significativo em âmbito nacional. “Esse conjunto totaliza milhões de empregos diretos e indiretos – e isso, em si, faz uma grande diferença”, resume Magri.
BI – Inteligência de Dados
O lançamento da plataforma foi objeto do reconhecimento e da satisfação das lideranças empresariais ali representadas, notadamente as 28 TMCs Abracorp. O diretor executivo da entidade, Jahy Carvalho, lembrou que o lançamento do BI – Inteligência de Dados foi precedido de um trabalho árduo, delicado e criterioso.
“A entidade se preocupou com os mínimos detalhes, do planejamento ao lançamento, para que o BI Abracorp viesse servir de referência tecnológica segura para toda a indústria do turismo”, acrescenta Jahy Carvalho. A plataforma permite gerar evoluções estatísticas e apontar tendências para diferentes marcas de fornecedores, clientes e imprensa.
Jornalistas presentes aplaudiram a iniciativa e sugeriram recortes de análise que podem contribuir com pautas de projetos editoriais. Salientaram a riqueza analítica dos conteúdos, a variedade de recortes e a precisão alcançada por meio da aplicação de inteligência artificial.
Na primeira etapa, o BI Abracorp realizou a conciliação de dados dos quatro primeiros meses – janeiro a abril – de 2018. Porém, os dados divulgados a seguir dizem respeito ao 1º Trimestre – de janeiro a março. Entre a abundância de virtudes e facilidades proporcionadas pelo recurso tecnológico, estão as tabulações especiais, de interesse econômico, que vão gerar referenciais estratégicos valiosos para os negócios.
As associadas Abracorp passam a dispor de um radar poderoso, capaz de varrer, selecionar, cruzar e produzir informações seguras. Com isso, cada TMC Abracorp integrada ao sistema poderá medir e avaliar a performance em relação à média das TMCs concorrentes. O BI permitirá, ainda, conhecer tarifas aéreas médias por pares de cidades.
TMCs Abracorp aumentam vendas em 17,48 no trimestre
A primeira edição da pesquisa de vendas Abracorp na era do BI – Inteligência de Dadosrefere-se ao 1º Trimestre de 2018, em comparação com o resultado medido em igual período de 2017. Na somatória geral, foi apurado avanço de 17,48% – o que implica numa média de quase 6%ao mês. Trata-se de parâmetro alentador – sem euforia, mas alinhado com expectativas otimistas.
A tabela que contém os segmentos que compõem o resultado geral mostra, por exemplo, crescimento destacado da venda de cruzeiros marítimos nacionais – 159,46%, na comparação do 1º trimestre de 2018 e 2017. Em valores, saltou de R$ 445.098,59 para R$ 1.154.840,56.
A hotelaria nacional cresceu 31,29%, enquanto a internacional registrou aumento de 42,62%. Enquanto os serviços aéreos domésticos cresceram 15,87%, o incremento do segmento internacional foi de 8,17%.