Realizado no São Paulo Expo, na capital paulista, entre os últimos dias 21 a 23 de novembro, Abrafati Show 2023, foi marcada por negociações, oportunidades e tendências.
O evento trouxe ainda o compartilhamento de conhecimentos e apresentação de novas tecnologias e soluções durante a sua 18ª edição.
A feira teve ainda como destaques o retorno sem restrições dos expositores, palestrantes e visitantes do exterior e a preocupação em compensar o seu impacto ambiental.
Para Luiz Cornacchioni, presidente-executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI), o evento deste ano foi um sucesso.
“Isso ficou claro pelos corredores sempre cheios, pelos estandes com reuniões em andamento o tempo todo, pelo movimento e a qualidade das palestras no Congresso Internacional de Tintas”, revelou
Os números confirmam isso: o evento teve, no total, 248 expositores, sendo 135 nacionais e 113 internacionais, acomodados em mais de 20 mil m² de pavilhão.
Recebeu, ainda, 1.250 congressistas e 11.987 visitantes, quase 10% a mais que em 2022, o que faz desta a maior edição de todos os tempos em área ocupada e visitação.
“Os números de 2023 comprovam a força do setor e a importância de entregar um evento de alta qualidade para a Abrafati, que confia na NürnbergMesse Brasil para essa execução”, analisa João Paulo Picolo, CEO da organizadora do evento.
“Este ano marcou a volta dos expositores estrangeiros ao Abrafati Show, mostrando que este é um evento consolidado no calendário global e um local de encontro internacional sediado no Brasil”, completou.
SUSTENTABILIDADE COMO PRIORIDADE
A edição mais sustentável de todos os tempos contou com ações para neutralizar a pegada de carbono e para o reaproveitamento de madeira certificada.
As credenciais feitas de material reciclável, redução de material impresso, coleta seletiva e gestão de resíduos, entre outras ações tiveram impacto positivo para o público geral e expositores.
O Abrafati Show também ofereceu aos expositores a possibilidade de usar estandes 100% sustentáveis, feitos de materiais que podem ser reaproveitados em outras feiras.
A novidade foi oferecida através de uma parceria da NürnbergMesse Brasil, organizadora da exposição, com a USET.
A inclusão também foi pauta no pavilhão. A organização garantiu uma maior diversidade na contratação do staff para o evento em uma parceria com a Apae Brasil.
A Rodada de Negócios do Abrafati Show exemplifica bem o sucesso dessa edição em termos de negócios.
O encontro colocou em contato 21 expositores e 66 compradores de diferentes áreas do setor de tintas. Em duas horas, 264 reuniões foram realizadas, movimentando quase R$ 18 milhões, o que supera os valores da edição passada.
“Na Rodada de Negócios, o resultado é imediato: é uma parceria concretizada na hora, auditada”, explicou Alexandre Brown, Diretor do Núcleo de Construção da NürnbergMesse Brasil.
“Todo o evento de 2023 reforça a grandiosidade do Abrafati Show, e é excelente ver o resultado e a aceitação dos expositores. Já iniciamos as negociações para 2025 com muitos deles antes mesmo da edição deste ano começar”, adiantou.
Vale destacar que, na próxima edição, o evento volta ao seu formato original, realizado de dois em dois anos. Por isso, o novo encontro será de 23 a 25 de setembro de 2025.
A feira terá realização simultânea à Analitica Latin America, o que promete otimizar o tempo de visitantes e expositores, assim como a entrega de dois eventos ainda mais completos.