ABRIN 2014

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Em sua obra O Brincar e a Realidade, o psicanalista Winnicott afirma que é no brincar que o indivíduo — criança ou adulto — pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral.

É nos brinquedos que as crianças encontram um estimulador da curiosidade, da iniciativa e da autoconfiança, proporcionando a aprendizagem, o desenvolvimento da  linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.

“Todo e qualquer brinquedo é educativo. Todos, em maior ou menor grau, oferecem elementos para o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças”, explica Aires Leal Fernandes, Diretor de Marketing da Brinquedos Estrela.

Aires Leal Fernandes
Aires Leal Fernandes

A Estrela é uma das principais fabricantes de brinquedos do Brasil, com mais de 370 fabricantes e um mercado em ebulição.

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“A indústria deve fechar 2013 com crescimento de 12%, totalizando R$ 4.340 bilhões de vendas ao varejo, que representam na ponta para o consumidor perto de R$ 8,4 bilhões”, exalta Synésio Batista da Costa, Presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq).

Synésio Batista da Costa
Synésio Batista da Costa

Em parceria com a Abrinq, a Francal Feiras realiza a Feira Brasileira de Brinquedos (ABRIN), a principal do setor no País e a terceira maior do mundo.

“Apresentamos as novidades que irão abastecer as prateleiras ao longo do ano e preparamos o varejo para atender a demanda de datas sazonais importantes para o setor, como o Dia das Crianças, o Natal e, neste ano, exclusivamente, a Copa do Mundo”, explica Abdala Jamil Abdala, Presidente da Francal Feiras.

Na sua edição de 2014, a feira, que colabora com pelo menos 25% do faturamento anual da indústria, contará com a presença de 180 marcas expositoras, todas brasileiras, mostrando uma indústria forte que não teme as importações e, principalmente, os produtos chineses.

Segundo Synésio, a indústria de brinquedos deixou de ser interessante para o novo governo da China, que diz aos fabricantes que esse tipo de indústria dá muitos problemas, é cheio de regras e normas, certificações e auditorias diferentes em várias partes do mundo.

“O namoro agora do governo chinês é com a eletrônica, os têxteis e o esporte”, aponta o presidente da Abrinq.

“Aprendemos, com o decorrer do tempo, a não ver a China como um adversário, e sim como um aliado. Até trazemos de lá partes, peças, motores, chips e outros elementos que não encontramos no Brasil para incrementar nossos brinquedos”, completa Aires.

Pipiticos, versões em miniatura do Genius e do Pula Pirata, Fábrica de Raspadinha e Fábrica de Crepes, Super Massa, jogos e bonecas serão algumas das centenas de lançamentos que a Estrela levará para o evento. “A feira é muito importante para fazermos networking, e também

é relevante para os negócios. Os contatos realizados no pavilhão são responsáveis por cerca de 20% de nossas vendas anuais”, afirma Aires.

Ao todo, a Feira ABRIN irá apresentar mais de 2 mil lançamentos para os meses seguintes. “A expectativa é gerar mais oportunidades de negócios para a indústria de brinquedos e superar o número de visitação da edição passada, que totalizou 15 mil profissionais”, finaliza Abdala.

Serviço:

ABRIN

1 a 4 de abril

Expo Center Norte – São Paulo | SP

www.abrin.com.br

 

Fonte: Matéria originalmente publicada na 19ª edição da Radar Magazine, publicação do Grupo Radar de Comunicação ao qual pertence também o Portal Radar.