Um dos públicos mais exigentes do mercado são as crianças que, desde muito cedo, já têm poder de decisão, o que torna o desafio ainda maior para as fabricantes de brinquedos que devem se preocupar com detalhes que vão desde a segurança até o gosto dos pequenos. Para conquistar isso, o mercado não poupa na criatividade. A Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) é a entidade de classe de representação oficial da indústria e do setor de brinquedos, responsável por promover anualmente a ABRIN, maior feira de brinquedos da América Latina e a 4º do mundo. O evento reúne grandes fabricantes nacionais de brinquedos que apresentam os lançamentos que vão abastecer as lojas nas principais datas comemorativas do ano.
Além de toda magia de encantamento das crianças, o setor de brinquedos é responsável por movimentar toda uma cadeia econômica, de grandes e pequenas empresas que geram mais empregos, contribuindo para o desenvolvimento econômico do país. Synésio Batista da Costa, presidente da Abrinq, , afirma que a ABRIN é responsável por movimentar cerca de 25% do faturamento anual da indústria de brinquedos.
O ano de 2017 encerrou com mais de 800 empregos diretos criados na indústria e mantendo o crescimento contínuo de uma década, perfazendo 9,5% em relação a 2016, ano em que o faturamento ficou na casa de R$ 6 bilhões. O fato de a indústria nacional importar mais peças dos países do Mercosul ajuda a baratear a produção brasileira e a combater a importação em sua maioria vinda da China.
Costa ressalta que um dos desafios é a produção nacional voltar a ser responsável por 70% do mercado e para, isso, ele estima que até 2021 o setor vai passar por desafios como a alteração no modelo de alíquotas, proteção ao ambiente laboral nas fábricas da Ásia, criação de empregos no Brasil, combate à sonegação, ao subfaturamento e à concorrência desleal e um trabalho junto à sociedade de valorização do brincar, lembrando às famílias a importância de seus filhos terem seus m ]omentos lúdicos e de lazer.
O mercado de brinquedos pode até passar por crises, mas nunca deixou a peteca cair. A prova disso é que a ABRIN, a cada ano, tem se aperfeiçoado e se tornado referência para os profissionais do setor. Em sua última edição, recebeu 15 mil visitantes sendo oito mil deles compradores. Além disso, teve mais de 130 expositores e promoveu a rodada de negócios que gerou R$ 8 milhões.
“Desde a nossa primeira edição, a principal atração da ABRIN é sempre o brinquedo. Neste ano, teremos mais de 1.200 lançamentos na feira, que vão ocupar as vitrines nos próximos meses. A variedade da produção da indústria nacional, representada no nosso evento, permite atender todo tipo de loja e de consumidor. São brinquedos, pelúcias, jogos eletrônicos, playgrounds, fantasias, puericultura leve e pesada. Enfim, um amplo mix de produtos que atraem lojistas de todo o país para a feira e que vão encantar milhões de crianças brasileiras”, afirma Costa.
Além dos lançamentos, os visitantes da feira poderão prestigiar o ABRIN Talks – ciclo de palestras dinâmicas com especialistas sobre brinquedos, varejo, marketing, comportamento, entre outros temas que são essenciais para o profissional do setor.
Para os visitantes que não são da capital paulista tem uma novidade, o Clube de Vantagens, que oferece descontos aos credenciados em pacotes de viagem e hospedagem, aluguel de carro e restaurantes. Quem já está em São Paulo poderá, por sua vez, utilizar o traslado gratuito de ida e volta para a ABRIN a partir da estação Portuguesa/Tietê do metrô.
Serviço :
Data: 5 a 8 de março
Horário: 10h às 20h (dia 8, das 10h às 18h)
Local: Expo Center Norte – São Paulo
Site: www.abrin.com.br
Fonte: Matéria escrita por Aline Marinho ([email protected])