Inovação como pilar da circularidade do setor de papel e celulose será o tema central do 55º Congresso Internacional de Celulose e Papel — ABTCP 2023.
A próxima edição do evento anual que representa o maior encontro da cadeia produtiva da indústria de base florestal da América Latina e acontecerá entre os dias 17 e 19 de outubro.
Promovido pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), o Congresso será realizado em formato presencial no Novotel Center Norte, em São Paulo (SP).
De acordo com Darcio Berni, diretor executivo da ABTCP, a escolha do local do evento deste ano foi estrategicamente pensada para receber um público cada vez mais amplo e diverso.
Executivos e profissionais que atuam na indústria de celulose e papel, assim como estudantes e profissionais de outras áreas de atuação, terão a oportunidade de atualizar os seus conhecimentos e conferir as últimas tendências do setor.
“Durante os três dias de evento, queremos mostrar como estamos permeando novos mercados e novas aplicações”, adianta Silvana Meister Sommer, presidente do ABTCP 2023.
A executiva explica que tanto os resíduos da indústria de celulose e papel como os biomateriais advindos da madeira podem efetivamente ser transformados em novos produtos.
“Será uma grande oportunidade para avançarmos em pontos importantes, além de informarmos melhor a sociedade sobre todo o potencial futuro do setor”, aponta.
Vale destacar que a ABTCP dispõe de um comitê avaliador qualificado, que sempre busca reunir as contribuições mais relevantes de membros da academia e de profissionais de empresas de tecnologia nacionais e estrangeiras para que o público participante do evento fique a par dos principais desenvolvimentos do setor.
“Neste ano, reunimos especialistas do Brasil, Canadá, Estados Unidos, Finlândia, entre outros países, para compor o comitê”, detalha Viviane Nunes, coordenadora da área técnica da ABTCP.
“Estes profissionais renomados contribuem para que os temas mais atuais e relevantes de cada área, como Celulose, Papel, Meio Ambiente, Recuperação e Energia, e assim por diante”, completa.
O sucesso do ABTCP 2022, evento presencial realizado em outubro passado após o hiato causado pela pandemia de coronavírus, desponta como mais uma demonstração prática da dedicação contínua da associação.
“Contamos com a participação de um grande número de pessoas e tivemos um nível excelente dos trabalhos apresentados, estendendo o enfoque técnico à temática ESG, pauta central daquele ano”, destaca Julio César Tôrres Ribeiro, presidente do Conselho Diretor da ABTCP.
“A proposta da ABTCP era justamente não limitar o evento ao viés técnico intrínseco ao setor de celulose e papel, abrindo o leque às oportunidades vindas das práticas ambientais, sociais e de governança encabeçadas há muitos anos e demonstrando ao público em geral todo o potencial que temos para agregar e fortalecer o processo de melhoria contínua”, completa.
Ainda de acordo com o diretor, os pontos positivos do ABTCP 2022 serviram como pontapé inicial para as definições relacionadas ao evento deste ano.
“O tema macro de circularidade está totalmente alinhado às práticas ESG. E novamente temos a oportunidade de mostrar para a sociedade quão importante o nosso setor é para o futuro do planeta”, afirma.
O ABTCP 2023 não contará com a exposição, apresentada pelos fornecedores de tecnologia e fabricantes do setor a cada dois anos.
Contudo, ao longo do Congresso, acontecerá a reunião de escolha das áreas demarcadas para a exposição de 2024.
Na ocasião (em data e horário a serem definidos), empresas associadas à ABTCP terão prioridade de escolha das respectivas áreas.
Serviço:
Data: 17 a 19 de outubro de 2023
Local: Novotel Center Norte, São Paulo (SP)
Regras para submissão de trabalhos: https://abtcp2023.org.br/regras-para-submissao
Mais informações: https://abtcp2023.org.br