A Abu Dhabi International Petroleum Exhibition & Conference – ADIPEC 2023 – encerrou sua 39ª edição com excelentes perspectivas de negócios entre as empresas participantes.
A feira ocorreu entre os dias 2 e 5 de outubro nos Emirados Árabes e é considerada uma das mais importantes para o setor de óleo e gás.
Para compor o Pavilhão Brasil, a ApexBrasil selecionou 13 empresas com foco em inovação tecnológica – um número recorde de participantes.
“A ADIPEC é uma das maiores feiras de negócio ligado a petróleo, gás, e, especialmente, descarbonização: essa transição energética que o mundo precisa fazer para enfrentar as mudanças climáticas”, afirma Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.
Em 3 dias de feira, a expectativa é de mais de 50 milhões de dólares em negócios para os próximos 12 meses.
“Seguimos fazendo com que as empresas brasileiras possam vender mais para o mundo e fazer com que o mundo possa investir mais no Brasil”, complementa.
Os Emirados Árabes Unidos possuem a sexta maior reserva de petróleo do mundo e um alto poder aquisitivo.
A região também conta com a presença de fundos de investimentos bilionários, dispostos a identificar oportunidades de investimentos em novas tecnologias – um cenário perfeito para o Brasil apresentar suas soluções inovadoras e promover a imagem do país.
Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos e onde acontece a ADIPEC, fica a aproximadamente 130 km de Dubai, onde a ApexBrasil possui um escritório internacional – um dos primeiros criados pela Agência, em 2006.
Durante o período de realização da feira, a delegação da ApexBrasil aproveitou para visitar o escritório no Oriente Médio, que trabalha auxiliando exportadores brasileiros a prosperarem na região.
O aumento da visibilidade brasileira nos Emirados Árabes foi evidenciado na ADIPEC; em três anos, o Pavilhão Brasil na feira triplicou de tamanho.
E a ideia é continuar crescendo, no que depender do diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil, Floriano Pesaro. “É a presença do Brasil no mundo árabe de petróleo e gás”, celebra.
“As pequenas empresas e startups que trabalham na cadeia produtiva de petróleo e gás estiveram aqui para oferecer seus serviços e produtos altamente tecnológicos e inovadores para o mundo com o apoio da ApexBrasil. É a nossa tecnologia para o mundo”, finaliza.