O segmento de feiras e eventos vem demonstrando porque é um dos mais resilientes e fortes do país. Durante a pandemia ele se reinventou e, agora, com o aumento da vacinação voltou novamente ao presencial.
Mas o que muda depois de pouco mais de um ano sem eventos presenciais? Quais foram as lições e os aprendizados? E o que esperar para o futuro?
Adriane Zagari, CEO da agência de casting HZ Casting, tem algumas considerações sobre o assunto.
Sua empresa atua com grandes contas, marcas internacionais, eventos de grande porte e foi uma das grandes afetadas com a paralização repentina das atividades.
Logo no início percebeu que o caminho era a reinvenção e a aposta na tecnologia. Criou as Influencers HZ, assim seu casting virou digital.
Seus clientes investiram em campanhas nas redes sociais e ganharam um novo espaço de mídia para as marcas. A agência não parou, encontrou novas formas de atuação.
Atualmente a empresa já retomou seu atendimento a grandes eventos e clientes, como aconteceu na feira Beauty Fair, realizada no Expo Center Norte, onde O Boticário contratou 16 profissionais para o seu stand.
Atualmente, a agência tem em seu quadro 10 colaboradores fixos, um banco de dados com 25 mil profissionais cadastrados nacionalmente e tem, como diferencial, atendimento 24 horas.
Mas desse conturbado momento, a experiente empresária do setor de eventos tirou muitos aprendizados. Alguns deles ela deixa aqui:
– O setor de eventos descobriu os eventos on-line e as possibilidades do híbrido. É momento de explorar a tecnologia e a inovação. Esse é o momento para testar todas as novidades. A audiência de público pode ser maior se você somar o presencial e o digital, eles vieram para unir forças. Então, estude seu público e suas opções. Invista em seu negócio.
– No processo de retomada, invista no diferencial, na qualidade, no treinamento e na equipe. Isso fará diferença na hora da entrega e garantirá o sucesso de seu negócio e sua marca. Esse é o momento de reorganizar a equipe, investir em profissionalização. Promover treinamentos e celebrar pequenas conquistas pode ajudar bastante na integração da equipe.
– Para investir é preciso conhecer suas finanças. Realize um diagnóstico profundo sobre o que precisa ser feito, e um mapeamento de possibilidades. Assim você vai evitar surpresas e prejuízos financeiros.
– Procure novos nichos de mercado, as oportunidades existem dentro do seu próprio setor. Sempre há uma forma de inovar. Será necessário analisar o que já estava em seus planos e o que pode ser adaptado em novas estratégias. As vezes a questão é inovar nos processos com as ferramentas disponíveis.
– O momento é de definir metas palpáveis e objetivos a curtos e médios prazos, com ações possíveis de serem ajustadas às mudanças que ainda podem ocorrer neste período de adaptação.
– Um dos grandes aprendizados da pandemia é que a transparência na comunicação com os clientes e a equipe é fundamental. Invista em ações e ferramentas de comunicação. Seja a sua empresa um porta-voz de marcas e produtos.
– Embora haja flexibilizações, a recomendação é continuar seguindo os protocolos de higiene de acordo com os órgãos de saúde. Uma delas é manter a ventilação em ambientes fechados com grande circulação de pessoas, uso de álcool em gel e máscaras até que sejam liberados os protocolos. O setor de eventos é conhecido pela sua eficiência nos protocolos, temos que dar o exemplo.
Para 2022 Adriane acredita que o mercado em 2022 deve superar as expectativas.
“Acompanhei os últimos eventos e percebo uma mudança de comportamento das pessoas, hoje entre os valores materiais estão os passeios, as viagens, diversão. As pessoas investem mais em lazer, e isso vai movimentar os setores de turismo e eventos”, finaliza.