Agência de Saúde Pública da Suécia anuncia sugestões de flexibilização para eventos

Anúncio

A Agência de Saúde Pública da Suécia anunciou na última quinta-feira (27/08) grandes mudanças em suas sugestões de regras para eventos. Entre as recomendações está um novo limite de 500 pessoas em “eventos sentados”. O limite atual de atendimento é de 50 pessoas.

A sugestão da agência veio depois que o governo pedir novas maneiras de aliviar, com segurança, as restrições aos eventos. A proposta do governo não incluía um novo limite, por isso pediu à Agência de Saúde Pública que sugerisse um, com base no que se é conhecido sobre propagação do coronavírus. Com o limite de 50 pessoas estabelecido, os teatros e outros locais de entretenimento não puderam gerar lucro e foram forçados a fechar.

A Agência de Saúde Pública também sugeriu alterar a redação da proposta do governo para que a distância de um metro se aplique a todos os participantes de um evento – desde que ele tenha assentos marcados. Atualmente a restrição estava definida em dois metros.

Com as sugestões feitas, cabe ao governo sueco adotar as indicações da agência como lei. Se aprovadas, as mudanças entrariam em vigor no dia 1º de outubro.

Anúncio

Uma questão potencial levantada nas propostas é que grandes eventos podem colocar pressão sobre o transporte público, então os organizadores do evento devem ter a responsabilidade de garantir que os participantes possam chegar lá sem aglomeração de trens e ônibus.

Uma vez que dados suficientes tenham sido reunidos, a agência disse que considerará fazer sugestões para mudanças adicionais, dependendo de como a situação epidemiológica se desenvolver na Suécia.