A Agrishow 2022 – 27ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, encerrada nesta sexta-feira (29/4), alcançou um recorde na realização de negócios. O valor foi de R$ 11,243 bilhões em vendas de máquinas agrícolas, de irrigação e de armazenagem.
Em termos de visitação, a Agrishow 2022 recebeu um total de 193 mil pessoas, em sua maioria, produtores rurais de pequenas, médias e grandes propriedades de todas as regiões do País e também do exterior.
Para João Carlos Marchesan, presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), “essa foi a melhor feira de sua história.”
Além de trazer toda a tecnologia do agro, tratores, implementos agrícolas, sistemas de irrigação e afins, a feira se destacou por ser palco de lançamento de diversas fabricantes de automóveis e caminhões.
Volkswagem, Scania, Mercedez-Benz, Jeep, Toyota, Ford, Nissan, Chevrolet, RAM e Mitsubishi apresentam lançamentos e veículos já conhecidos com condições especiais para produtores rurais.
A Ford usou a feira realizada em Ribeirão Preto para apresentar a F-150, que deve chegar ao País em 2023. A versão exposta na Agrishow foi a Lariat Luxury, que foi lançada recentemente na Argentina.
Na Nissan um dos veículos expostos que mais chamou a atenção foi carro 100% elétrico Nissan LEAF, referência quando o assunto é eletrificação. Outro destaque exposto foi a nova versão da Frontier: a Nissan Frontier Attack 2023.
Os modelos nacionais Jeep Renegade, Compass e Commander, além do importado Jeep Wrangler, estavam presentes no estande de Jeep. Além deles, a fabricante apresentou o Compass Série S 4xe, primeiro veículo híbrido plug-in da marca do Brasil.
A linha de picapes Ram também esteve na Agrishow e o seu maior representante foi o 3500 que chegou ao mercado recentemente. Além dos veículos a marca contou com a Ram Store, com novos produtos lançados na feira, como a coleção Ram 3500 Longhorn de camisetas e polos.
A FIAT levou nada menos 16 veículos para a Agrishow, inclusive o 500e, o primeiro veículo elétrico da marca no Brasil. As tradicionais picapes Nova Strada e Nova Toro, estavam presentes, assim como os modelos Mobi, Argo, Pulse e Nova Fiorino.
Presentes pela primeira vez na Agrishow, a Peugeot na levou veículos de passeio, SUVs, utilitários e elétricos, expondo toda a sua linha de produtos comercializada no Brasil.
O espaço MOVE TO ELECTRIC foi onde a marca apresenta toda sua gama de veículos elétricos no país, como o e-208 GT. Também teve o e-Expert, um utilitário 100% elétrico que é uma opção diferenciada no segmento de furgões médios.
Na Chevrolet, a atração era a versão Z71 da picape S10, apresentada no início do ano.
Na parte de caminhões, a parceria Mercedes Benz–Grunner trouxe para a feira três modelos semiautônomos, com funções diferentes: transbordo (que recolhe a cana picada), o ASP (que aplica a vinhaça) e o ADS, que insere todos os insumos sólidos na terra.
A Scania levou o modelo P 280 8×4, destinado ao transbordo da cana. Os caminhões movidos a gás e/ou biometano que são as atuais estrelas, por isso os pesados R 500 6×2, R 540 6×4, G 410 6×4 XT, todos abastecidos com GNV ou GNL, ocupavam os lugares mais nobres do estande da marca sueca.
Por sua vez, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou a sua linha de veículos extrapesados e o Delivery 11.180 4×4, que chegou ao mercado no começo de 2020.
Organizada pela Informa Markets Brasil, a próxima edição da Agrishow já tem data marcada para acontecer: 1 a 5 de maio de 2023.