Movimentando desde a agricultura familiar até grandes negócios nacionais, a 11ª AgroPonte será realizada de 17 a 21 de agosto, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma.
O objetivo da AgroPonte é reunir agronegócio, agricultura familiar, indústrias e tecnologia em cinco dias de feira.
O evento aloja bovinos de inúmeras raças, bubalinos, equinos, ovinos, caprinos, aves tradicionais e exóticas, abelhas sem ferrão, coelhos e peixes.
Além disso, também abre espaço para 35 cooperativas da:
– Agricultura familiar, indústrias, revendas e concessionárias de máquinas;
– Tratores, colheitadeiras, equipamentos, ferramentas, tecnologias e insumos para a produção no agronegócio, agricultura e pecuária.
Para Marcelo Pedroso, coordenador do programa de gestão de negócios e mercados do Sul catarinense da Epagri, a a expectativa é a melhor possível para 2022.
Em 2021, a movimentação surpreendeu em virtude da pandemia da Covid-19 e, neste ano, as organizações vieram em peso e precisamos nos adequar para atender todo mundo”, disse.
“São 35 empreendimentos organizados na feira e diversos produtos como panificados, queijos, embutidos, cachaça, artesanato e alimentação. Todos do Sul de Santa Catarina”, completou
Conforme Pedroso, a feira é a ponte do agricultor com as pessoas e não apenas um momento de comercializar produtos.
“O evento também serve para abrir novos mercados e, principalmente, ser reconhecido pela população na área alimentícia”, afirmou.
“Os visitantes da AgroPonte vêm ao evento também para buscar cultura”, acrescentou.
Pedroso avalia que o fomento trazido pela AgroPonte para a economia da região é importantíssimo.
“Só participa da feira o agricultor que está regularizado e paga impostos. Isso incentiva outros agricultores a legalizarem seus documentos”, disse.
Já o gerente de Agricultura e Agronegócios de Criciúma, Vanderlei José Zilli, avalia a importância da AgroPonte para o município.
“Realmente é um evento de uma grandeza, pois não atinge apenas Criciúma, mas sim toda Santa Catarina e até outros Estados. Temos a expectativa de grandes negócios”, finalizou.