De 17 a 19 de setembro, cerca de 4,5 mil profissionais do setor de infraestrutura aeroportuária e aviação comercial devem passar pelo Expo Center Norte para saber das novidades apresentadas pelos 120 expositores da Airport Infra Expo & Aviation Expo. Ponto de encontro da cadeia sul americana de fornecedores de equipamentos e serviços para aeroportos e aviação comercial, o evento consolidou-se por intensificar a interlocução entre iniciativa privada, órgãos públicos e cadeia de fornecedores, com o objetivo de elevar a qualidade de serviços prestados aos passageiros.
Na quarta edição, a Airport Infra Expo & Aviation Expo congrega empresas nacionais e internacionais dos segmentos de controle de tráfego aéreo, comunicação, navegação, meteorologia, ground support, construção, design, operações, meio ambiente, segurança, tecnologia da informação, entre outros relacionados à infraestrutura aeroportuária e à aviação comercial.
Entre os expositores, operadoras aeroportuárias, como a Gru Airport e Inframerica, além de representantes de cada elo da cadeia de fornecedores de equipamentos, TI e serviços relacionadas com a operação aeroportuária. “Anos atrás seria impensável um evento a reunir tantos empresas e especialistas sobre o assunto infraestrutura aeroportuária e aviação comercial. Hoje, a modernização dos aeroportos nacionais e da sua cadeia está em curso e este é um processo inexorável. A Airport Infra Expo & Aviation Expo é o ponto central a catalizar este debate sobre o futuro dos aeroportos no Brasil e no continente sul americano”, diz a diretora da Sator Eventos, Paula Faria, responsável pela idealização e organização do evento.
Seminário e Workshops – Este ano, os eventos de conteúdo serão realizados nos dias 18 e 19 de setembro, durante a 4ª edição da feira com um novo formato. A programação contará com plenárias e sessões temáticas de workshops, que proporão o debate em torno dos planos de expansão para as próximas décadas.
As plenárias que compõem o seminário Airport Infra Expo & Aviation Expo acontecem sempre na parte da manhã enquanto que, durante o período da tarde, workshops específicos tratarão de diversos assuntos como ground handling, controle de tráfego aéreo, receitas não aeroportuárias, segurança, tecnologia da informação, entre outros. “Além de complementar a feira, a intenção é que a colaboração dos representantes da iniciativa privada, do poder público e também da esfera acadêmica promova um rico intercâmbio de conhecimentos sobre o setor”, aponta Paula.
Programação – No dia 18 de setembro, a plenária “Aeroporto Cidade – Aviação e Desenvolvimento Econômico”, discutirá o papel da aviação para o progresso econômico e social das cidades que concentram campos de aviação, levando em consideração o PIL (Programa de Investimento em Logística) e observações sobre o futuro planejado para os aeroportos regionais no Brasil e sobre como envolver a comunidade em torno dos impactos positivos da presença de um aeroporto. Neste dia também acontecerão os workshops de Operações; TI & Automoção; Controle de Tráfego Aéreo e Receitas não aeroportuárias – Varejo.
No segundo dia (19/9), será a vez de discutir a dependência do País em relação ao transporte aéreo para integração e expansão socioeconômica, na plenária “Aeroporto Cidade – Universalização Geográfica de Serviços”. O assunto será subdivido nos painéis: “Entendendo a importância do transporte aéreo para os países e a relação entre o número de destinos versus o número de voos diretos: a importância da estruturação das malhas aéreas” e “Incentivos e subsídios: qual é o plano para o Brasil e como funciona em outros países”. Na sequência, o congresso segue com os workshops de Ground Handling; Segurança; Construção, Design e Meio Ambiente e Receitas não aeroportuárias – Publicidade e Serviços.
Ranking – Na abertura da feira, no dia 17 de setembro, será revelado um estudo exclusivo e inédito sobre o potencial de desenvolvimento dos aeroportos regionais integrantes do Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos, do Governo Federal. Na ocasião serão apresentados os 100 primeiros aeroportos ranqueados pela organização do evento em parceria com a consultoria Urban Systems. A compilação foi intitulada “Ranking dos Aeroportos Regionais: Potencial de Desenvolvimento” e traça um planejamento de expansão urbana e das relações socioeconômicas das regiões, ancorado no crescimento da atividade comercial e industrial e movido pela mobilidade e conectividade dos negócios que é fomentada pelos aeroportos.
Rodada de Negócios – A Airport Infra Expo & Aviation Expo trará também as Rodadas de Negócios, uma das modalidades de maior sucesso do evento. Promovendo o encontro entre a demanda e a oferta do que há de mais moderno em termos de equipamentos, tecnologia e serviços para aeroportos e para a aviação comercial, as Rodadas proporcionam diversas oportunidades para empresas compradoras e vendedoras, favorecendo a abertura de relacionamento e o networking entre as partes do setor.
Cerimônia de Abertura – No dia 17 de setembro, às 10:30 da manhã, acontece a cerimônia de abertura da Airport Infra Expo & Aviation Expo 2014, com a presença de representantes da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), da INFRAERO (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), da ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas),, da FAA (Federal Aviation Administration), do GRU Airport; do Consórcio Inframérica Aeroporto de Brasília, do Aeroporto Internacional de Viracopos, da Concessionária Aeroporto Rio de Janeiro, da Abraset (Associação Brasileira de Fornecedores de Serviços, Equipamentos e Tecnologia de Aeroportos), e da Urban Systems.
Serviço:
Airport Infra Expo & Aviation Expo
Local: Expo Center Norte.
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo/ SP
Data: 17, 18 e 19 de setembro de 2014
Horário: 9h às 18h30.