Uma nova regulamentação publicada nesta sexta-feira, 16 de abril, permite que a agência passe a prestar apoio na exportação de produtos paulistas e atuar como gestora dos parques tecnológicos do SPTec (Sistema Paulista de Parques Tecnológicos).
A mudança foi publicada no decreto estadual N.º 61.222 de 2015, alterando o estatuto da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, a Investe São Paulo.
Segundo o presidente da Agência, Juan Quirós, a equipe da Investe SP vai crescer e se reestruturar para absorver a nova demanda. “Vamos continuar prestando atendimento gratuito a investidores, agora com mais atenção aos pequenos e médios. A ideia é prepararmo-nos para essas novas tarefas”, explicou.
Para o presidente da Investe SP, é importante lembrar que a Agência, ao facilitar a logística e encontrar os mercados certos, permitirá que empresas de qualquer porte possam exportar e fazer seus produtos ganhar o mundo. “A exportação abre espaço para todos. Faremos parcerias estratégicas com órgãos de Governo, associações e a iniciativa privada para aumentar as exportações dos produtos paulistas”, ressaltou.
A Agência conta atucom equipe especializada no atendimento gratuito do investidor por meio do apoio na localização de áreas, questões de infraestrutura, logística, licenciamento ambiental e tributação.
“ A agência sempre foi um agente facilitador de relacionamentos, e é essa a característica que vai permiti-la dar apoio aos exportadores paulistas. O Governo do Estado está trabalhando cada vez mais para impulsionar o desenvolvimento por meio de quem mais gera emprego no País, que são os pequenos e médios empresários” disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.
Vitrine virtual
Um dos projetos que será implementado dentro do contexto de promoção à exportação é a criação de uma vitrine virtual para empresários paulistas.
“Vamos criar um portal onde os produtos feitos em São Paulo possam ser apresentados de forma completa e eficiente para empresários estrangeiros. Assim, empresas que não têm recursos para participar de feiras internacionais ou correr o mundo com seu portifolio vão ter uma oportunidade melhor de exposição”, conta Quirós.
Hoje a Investe SP já tem uma ferramenta on-line que ajuda pequenos e médios investidores, o portal Encontre um Sócio. Bilíngue, o site ajuda empreendedores a encontrarem parceiros para representação comercial, aporte de capital ou mesmo sociedade no Estado de São Paulo. Pode ser acessado em www.encontreumsocio.com.br.