Alemanha prevê cerca de 350 feiras em 2021 e um calendário com 145 eventos ainda em 2020

Anúncio

Os organizadores da exposição na Alemanha estão planejando uma gama particularmente extensa de feiras para 2021: cerca de 190 eventos internacionais e nacionais estão no calendário, 20 dos quais foram adiados de 2020 para o próximo ano devido à pandemia do novo coronavirus. Além disso, existem quase 160 exposições regionais, de modo que, de acordo com o status atual, serão realizados quase 350 eventos de acordo com a AUMA – Associação da Indústria Alemã de Feiras.

Para 2020, cerca de 145 exposições ainda estão na agenda a partir do final de agosto, incluindo 75 de relevância internacional ou nacional. 30 dos 145 eventos foram transferidos do primeiro semestre do ano para o segundo semestre por conta da COVID-19. De acordo com o presidente da AUMA, Philip Harting: “As feiras de comércio darão novamente impulsos para muitas indústrias”.

O retorno das feiras depende do progresso alcançado no relaxamento das medidas dos estados federais alemães frente a pandemia. “Expositores e visitantes esperam condições gerais seguras e promissoras. O tamanho e a qualidade dos centros de exposições oferecem condições muito boas para a implementação dos regulamentos de higiene e distância necessários”, completa o Presidente da AUMA:

Com base nas recomendações da AUMA, as empresas de exibição elaboram programas de higiene e segurança – individualmente para cada evento – de acordo com os requisitos das autoridades.

Anúncio

Muitos organizadores de exposições desenvolveram novos formatos para este segundo semestre, com conceitos modificados e grupos-alvo de visitantes recém-definidos. São iniciativas muito importantes, também com o objetivo de vincular de forma inteligente a experiência real da feira a formatos digitais complementares.

“Precisamos de projetos de referência que mostrem: as feiras também funcionam em condições difíceis”, completa Harting. A experiência adquirida ajudaria todos os envolvidos a planejar as feiras que vierem a acontecer posteriormente. A atmosfera nas exposições ainda não será a mesma, e o número de participantes provavelmente não alcançará os níveis anteriores em muitos casos.

Enquanto isso, houve um bom progresso na abertura das fronteiras na Europa, e o tráfego aéreo internacional estava gradualmente ganhando força novamente. Esses são pré-requisitos importantes para feiras terem sucesso no segundo semestre. Ainda será necessário algum tempo para que o setor de exposições volte ao normal, mas a economia não pode esperar até que as condições sejam ideais novamente.

Feiras em Alemanha 2019

De acordo com os cálculos da AUMA, os organizadores de exposições alemães podem recordar um ano de sucesso em 2019. No ano passado, 163 feiras internacionais e nacionais registraram 180.472 expositores (+1,2% em relação aos respectivos eventos anteriores), 6,7 milhões de m² de espaço em stand (+ 0,8%) e 9,9 milhões de visitantes (-1,9%). Tendo em vista a situação econômica um pouco nublada ao longo do ano e as quedas na área de exposições automotivas, esse foi um resultado muito sólido. O interesse de expositores e visitantes estrangeiros, principalmente da Europa, ficou novamente acima da média. A receita dos organizadores de exposições alemães alcançou cerca de 4 bilhões de euros – quase tanto quanto em 2018.

Aproveite também para ler a entrevista que realizamos na semana passada com Jörn Holtmeier, CEO da AUMA: https://portalradar.com.br/entrevista-com-jorn-holtmeier-ceo-da-associacao-da-industria-alema-de-feiras-auma/