A Alemanha recebeu autorização da Comissão Europeia para implementar seu proposto esquema federal de compensação de danos às feiras comerciais e congressos no país.
A proposta de apoio de 642 milhões de euros foi apresentada pela primeira vez à Comissão em 4 de dezembro do ano passado.
Embora alguns Länder (Estados) da Alemanha tenham sido capazes de suspender parcialmente as restrições por um determinado período antes da segunda onda do surto Covid-19, as medidas restritivas sobre feiras comerciais e congressos tornaram-se mais rígidas novamente desde novembro de 2020.
Associação alemã da indústria de feiras de negócios (AUMA), que tem feito forte lobby por apoio do governo para o setor, estima que 80% das feiras comerciais internacionais e nacionais planejadas para 2020 foram canceladas ou adiadas.
Muitos congressos e feiras comerciais planejados para o primeiro semestre de 2021 também não devem ocorrer, disse a Alemanha à Comissão em sua apresentação.
A Comissão afirmou que o objetivo da nova medida aprovada é “compensar as empresas que possuem e / ou operam e alugam infraestruturas de feiras e / ou congressos e prestam serviços relacionados pelas suas perdas de lucro devido às medidas tomadas pelos Länder para mitigar os efeitos do surto de Covid-19. As perdas privaram as empresas temporariamente de liquidez, resultando em dificuldades para cobrir seus custos fixos.”
O comunicado acrescentou: “As autoridades alemãs estimam o orçamento da medida em aproximadamente € 642 milhões e destacam que este montante é apenas provisório e sujeito a decisões finais a esse respeito. Será suportado pelos Länder e / ou municípios, bem como pelo governo federal.”
A medida deixa de estar em vigor em 30 de junho de 2021, segundo a Comissão, e as empresas têm até 31 de maio de 2021 para se inscreverem.
“Els podem solicitar a compensação de perdas de lucro se essas perdas tiverem ocorrido no período de 1 de março de 2020 até 31 de dezembro de 2020” , observou o comunicado.
A nova medida aplica-se em todo o território da Alemanha a beneficiários que possuem e / ou operam e alugam a terceiros para suas feiras e / ou infraestruturas de congressos na Alemanha. O auxílio assumirá a forma de subvenções diretas.
Cada um dos estados alemães será responsável pela implementação da medida, incluindo o pagamento da ajuda e o seu controle.
A Comissão afirmou que todos os serviços relacionados com a operação de tais infraestruturas poderiam ser abrangidos pelo programa.
A declaração enumera os beneficiários da medida como:
“Empresas privadas e públicas que possuem e operam infraestrutura para feiras e / ou congressos na Alemanha e que prestam serviços relacionados com feiras e congressos.
“B. Proprietários de infraestrutura para feiras e / ou congressos na Alemanha que alugam para um operador, com base em um contrato de arrendamento com fins lucrativos.
“C. Operadores que alugam a infraestrutura de feiras e / ou congressos na Alemanha do proprietário, com base em um contrato de arrendamento com fins lucrativos e que prestam serviços relacionados com os negócios de feiras e congressos.
“D. Entidades intermediárias que alugam a infraestrutura de feiras e / ou congressos na Alemanha do proprietário e alugam a terceiros / operadoras, bem como a esses operadores.”
De acordo com a Alemanha, todas essas empresas arcam com uma carga específica de altos custos de infraestrutura e sofreram danos com o banimento de suas feiras e congressos durante a pandemia.
As estimativas preliminares da Alemanha são de que pelo menos 36 operadores de feiras e / ou congressos de todos os tamanhos (tanto PMEs quanto grandes empresas) poderiam ser beneficiários potenciais da medida.
Veja o documento completo da Comissão Europeia de 22 de janeiro aqui