A Allegra Pacaembu, concessionária que em 2020 assumiu a gestão do Complexo Esportivo do Pacaembu por 35 anos, informou como estão obras de reforma, restauro e modernização.
O complexo será inteiramente restaurado, respeitando e renovando o conjunto arquitetônico original de 1940. As movimentações foram iniciadas em 29 de junho de 2021.
Um Edifício Multifuncional de nove andares, quatro deles subterrâneos, está em construção.
Em três de seus pavimentos funcionará um hotel, em parceria com a UMusic Hotels, joint venture entre a Universal Music Group, e o grupo de investimentos Dakia U-Ventures.
O edifício terá, ainda, um centro de eventos e convenções para até oito mil e quinhentas pessoas, além de um amplo estacionamento em seu subsolo.
A nova edificação contará, ainda, com um centro de medicina esportiva, um hub de empreendedorismo e inovação e uma unidade da Galleria Continua, uma das mais importantes galerias de arte contemporânea do mundo.
O Complexo terá, também, restaurantes, cafés, bares, lojas e escritórios. E uma passarela pública elevada ligando as ruas Itápolis e Desembargador Paulo Passaláqua.
As arquibancadas Leste e Oeste também estão em obras desde o ano passado e, após a renovação, essas estruturas oferecerão mais conforto, segurança e acessibilidade aos frequentadores.
Irão abrigar ainda camarotes, uma arena de eSports, espaços para eventos e hospitalidade, novos sanitários e áreas de alimentação.
ABERTO AO PÚBLICO
Entre 16 e 20 de fevereiro, o Pacaembu esteve de portas abertas para voltar a receber público com atrações para toda a família.
O acesso foi gratuito e trouxe oferta de alimentos e bebidas, campinho de futebol, brinquedos infláveis para crianças, além de uma pista de skate tipo mini ramp.
A reabertura do estádio foi uma oportunidade para que a população acompanhe de perto as obras enquanto elas evoluem.
“Queremos que as pessoas entrem no Pacaembu e vejam a transformação que está acontecendo”, afirma Eduardo Barella, CEO da Allegra Pacaembu.
“Conseguimos realizar essa ação mesmo com as obras em andamento. Estamos trabalhando para entregar para a cidade um equipamento completamente renovado”, acrescenta.
A atração provisória funcionou nos dias 16 e 17 de fevereiro do meio-dia às 20:00; no sábado, dia 18, das 10:00 às 22:00 e nos dias 19, 20, 21 e 22, das 10:00 às 18:00.
No local, havia também uma maquete do projeto em exposição, mostrando como ficará o Complexo Pacaembu após término das obras.