Alta competitividade de São Paulo no mercado internacional

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POR CINTIA MARI HAYASHI

O objetivo da área de PROMOÇÃO DE DESTINO do São Paulo Convention & Visitors Bureau é divulgar São Paulo como destino para turismo de negócios e lazer, captação de novos eventos e grupos, geração de oportunidades de negócios aos membros da entidade e estreitar o relacionamento com key contacts dos mercados alvo em prospecção.

A estratégia da promoção é pautada em ações para aproximação com os mercados que mais emitem turistas ao Brasil e a São Paulo, segundo dados estatísticos oficiais. E 2020 foi um ano desafiador em termos de promoção de destinos, com o início da pandemia e diversos temas que nossas corporações tiveram que lidar para manter suas empresas.

Entretanto, o SPCVB encontrou uma maneira de promover o destino de uma maneira responsável e sustentável: Criando vídeos do uso de protocolos recomendados pelas autoridades de saúde, em parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETUR SP) e Abear, com a Campanha São Paulo para todos.

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Os vídeos foram direcionados ao uso de protocolos em meios de hospedagem, estabelecimentos de A&B e eventos. Ainda assim, o time de promoção realizou 18 workshops virtuais de capacitação sobre o destino São Paulo para mais de 700 agências de viagens e operadoras de turismo internacionais, com atuação nos Estados Unidos, Espanha, Argentina, Colômbia, Paraguai, Guatemala, México, Brasil e demais destinos Sul-Americanos.

Mais adiante, com a abertura das fronteiras e aumento da oferta de voos internacionais, em 2021, São Paulo esteve presente na FIEXPO, em sua edição organizada em Cartagena – Colômbia e na USTOA Annual Conference & Marketplace, evento que promove o encontro dos membros associados à USTOA, com operadores de turismo dos Estados Unidos em rodadas de negócios.

Ambos em parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, para promover a campanha São Paulo para todos.

Em 2022, o SPCVB realizou ações de promoção na BTL Lisboa junto com a SETUR SP, em março e, recentemente em junho, participou de dois trade shows do segmento MICE no mercado internacional: a IMEX Frankfurt, na Alemanha e a FIEXPO Latinoamerica, que ocorreu no Panamá.

IMEX Frankfurt: Após 3 anos, o trade show com sede em Frankfurt, na Alemanha, voltou a acontecer. 

O mercado europeu segue sendo uma das prioridades no trabalho de promoção do destino do SPCVB, pois representa uma grande parcela dos maiores emissores de turistas ao Brasil. França, Portugal, Alemanha, Reino Unido e Itália estão na lista do top 10 maiores emissores de turistas em 2020, de acordo com a Embratur.

A IMEX Group é um case de empresas do setor, no quesito sustentabilidade: Eles estão comprometidos com a iniciativa Net Zero Carbon Events e publicarão o caminho para o net zero até o final de 2023.

A IMEX promove educação sobre sustentabilidade em suas feiras e incentivam seus expositores e compradores a reduzir o impacto ambiental de sua participação no show. Conheça mais: https://www.imexexhibitions.com/our-sustainability.

Além disso, também é comprometida com a promoção da diversidade: She Means Business é sobre diversidade, igualdade de gênero e empoderamento feminino. O evento She Means Business não é apenas para mulheres em negócios e eventos, mas também para homens. Em 2021 foram promovidas diversas palestras sobre questões cruciais que as mulheres enfrentam hoje, em eventos em toda a IMEX.

FIEXPO LATINOAMERICA

A Fiexpo é um trade show de negócios e com reuniões agendadas. Todos os hosted buyers e expositores recebem o acesso à agenda um mês antes do evento, para que possam programar seus 2 dias de eventos. Ao caminhar pelos corredores, não vemos um grande volume de público visitando os estandes e sim, mesas nos estandes ocupadas pelos hosted buyers se reunindo com os expositores.

É um evento muito pontual, com o propósito de gerar leads entre destinos e seus fornecedores, com os hosted buyers que são Dirigentes de associações internacionais, PCO´s (Professional Congress Organizers), Agências MICE e de luxo, entre outros compradores.

A Argentina continua sendo o maior emissor de turistas ao Brasil, seguido por Estados Unidos, Chile, Paraguai e Uruguai.

Assim, a FIEXPO Latinoamérica segue sendo foco de atuação para prospecção de leads estratégicos para São Paulo.

Soma-se aos esforços do SPCVB, todas as atividades internacionais compartilhadas com a SETUR SP, uma iniciativa pública privada de trabalho cirúrgico nos mercados alvo.

Além dos eventos internacionais em que São Paulo atua, a ICCA – International Congress & Convention Association segue sendo uma forte ferramenta de prospecção e networking internacional e, para obter maior representatividade no mercado internacional, me candidatei ao cargo de vice-presidente do capítulo latino-americano e caribenho da ICCA e fui eleita pelos membros da região para fazer parte do board.

E para ampliar a atuação internacional, durante a FIEXPO Latinoamerica, nos filiamos à SITE Global, associação internacional que promove o mercado de incentivos corporativos, para que São Paulo também esteja envolvido com os mais altos padrões globais desse setor.

Na semana passada, me reuni com o Presidente da Embratur, Silvio Nascimento e a Diretora de Marketing, Karisa Nogueira, apresentando o impacto do segmento MICE – Meetings, Incentives, Conferences & Exhibitions na economia dos destinos.

Pudemos discutir futuras ações de apoio aos CVB´s para captação de eventos internacionais e promoção dos destinos, fortalecidos pela Embratur, além de estratégia para o incremento de eventos de perfil ICCA e do próprio ranking da ICCA – trabalho que antigamente era fomentado pela Embratur e que precisa ser retomado, com planejamento e estratégia.

Sabemos dos inúmeros desafios que nosso país enfrenta hoje, sobretudo no mercado internacional, no entanto nós como promotores de destinos, somos positivos e vemos o “copo meio cheio”.

São Paulo tem um mundo de oportunidades, possui uma rica infraestrutura para eventos, as maiores redes internacionais de hotéis estão aqui, é uma cidade que respira negócios e dá exemplo de como ser um destino profissional. Converso com muitos colegas de CVBs de destinos Latino-americanos, nós temos reuniões quinzenais para trocar informações, leads e compartilhar ações de sucesso.

Nossos vizinhos latino-americanos se espantam com os números de São Paulo, com a quantidade de eventos que recebemos, com a quantidade de centros de convenções, hotéis e o volume de negócios que temos em nossa cidade.

Ademais, o trabalho com o mercado internacional deve ser consistente. Um dos valores profissionais que levo comigo neste trabalho junto ao mercado internacional é consistência.

Os clientes internacionais precisam nos ver sempre, trazendo novidades do destino, é um relacionamento de confiança que precisa ser gerado com o mercado internacional. Então, na medida do possível, se fazer presente e com conteúdo é imprescindível para seguir trabalhando com este público.

Mesmo em tempos de pandemia, a cidade não parou, o SPCVB não parou. O trabalho junto ao mercado internacional não parou. Todos os tópicos que mencionei anteriormente servem para argumentar que o trabalho de promoção de destino de São Paulo no mercado internacional foi incessante e determinado.

E seguiremos um segundo semestre com o calendário cheio: trade shows internacionais, roadshow com Embratur, workshops e rodadas de negócios com o mercado internacional, presença no ICCA Latin America & the Caribbean Summit 2022, no Congresso mundial da ICCA, entre outros eventos estratégicos, objetivando manter um relacionamento de alto nível e manter a alta competitividade de São Paulo no mercado MICE internacional.

Cintia Mari Hayashi, CEM é diretora de promoção de destino no São Paulo Convention & Visitors Bureau e Vice-presidente do board da ICCA américa Latina e Caribe