Entre os dias 22 e 25 de novembro acontece em Belo Horizonte o Ampère, evento que apresentará soluções de mobilidade elétrica e energia limpa.
A iniciativa é da Sama Produções e Eventos, Evbras Mobility e conta com o patrocínio, dentre outros, da Prefeitura de Belo Horizonte, Belotur, Aeroporto Internacional de Belo Horizonte.
O Ampère, além de promover uma imersão no Congresso Internacional Ampère (AIC), contará com 17 palestras em sua programação, test drive de veículos elétricos e seminários.
O Congresso Internacional Ampère (AIC) acontece no Mineirão e deve reunir mais de 15 mil pessoas.
De acordo com o diretor executivo do evento, Leonardo Veloso Brandão, o objetivo do Ampère é fomentar soluções para melhorar a mobilidade urbana a partir de tecnologias baseadas na indústria de carbono neutro.
Na pauta também estão as práticas necessárias para a transição do modelo atual para alternativas de transporte que promovam a descarbonização e reduzam a emissão de CO2.
“Um evento que possibilita oportunidades comerciais e de negócio, movimentando a economia local em torno de um tema que cresce mais a cada dia”, aponta.
“Além disto, o Brasil, em especial Minas Gerais, tem como atender a nova revolução da produção da cadeia automotiva que está por vir, provendo desde os recursos minerais ao produto acabado”, completa.
Entre as novidades desse ano está a inauguração de uma rota turística e sustentável com saída do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, utilizando a Estrada Real.
A ação acontecerá no dia 26 de novembro e será a inauguração da primeira rota na Estrada Real com eletro-carregadores durante um passeio turístico com 10 carros elétricos.
Haverá ainda test-drive com carros, patinetes e motos elétricos e a exposição de empresas que irão apresentar novidades em primeira mão para os participantes do evento.
DEBATES
Na abertura, no dia 22 de novembro, às 19 horas, acontece o painel “Haverá somente híbridos a etanol no Brasil ou teremos chance para os puros elétricos?”.
Participam Pedro Bentancourt, Diretor de Relações Governamentais (GWM do Brasil) e Janayna Bhering, Executiva de Desenvolvimento de Negócios e Parcerias da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).
Já o segundo painel, às 20h10, apresentado por Flávia Consoni, professora livre-docente no Departamento de Política Científica e Tecnológica (IG) Unicamp e Janayna Bhering, discutirá “Como a mobilidade elétrica pode ser um vetor para fortalecer a indústria nacional”.
No dia 23, Serão realizadas importantes palestras de temas de grande relevância para o setor, como a implementação de ônibus elétrico na cidade, às 17h20.
Neste painel participam Edgar Barassa, Sócio e Fundador da OSTMAH e Barassa and Cruz Consulting (BCC), e Marcus Regis, Coordenador Executivo da PNME (Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica).
Entre os dias 24 a 25 de novembro, a produção de minerais na região para a cadeia de baterias para carros elétricos será um dos temas de destaque.
No último dia de debates o uso do hidrogênio no transporte público promete atrair a atenção do público.
PREMIAÇÃO
O evento também marca o lançamento do Prêmio Ampère/BCC, uma premiação nacional de práticas sustentáveis em mobilidade elétrica.
O prêmio contempla duas categorias:
– Personalidade, cujo tema será voltado para trabalhos de impacto para a descarbonização dos transportes com a mobilidade elétrica;
– Empresa, em que as organizações deverão evidenciar ações e práticas concretas, alinhadas com a agenda ESG
Serviço:
Local: Estádio do Mineirão (Belo Horizonte | MG)
ABERTURA
- Dia 22 de Novembro
- das 18h às 22h
FEIRA (AEX)
- Dias 23,24 e 25 de novembro
- das 14h às 22h
CONGRESSO (AIC)
- Dias 23 e 25 de novembro
- das 14h às 22h
- Dia 24 de Novembro
- das 08h às 14h