Ampliação de estrutura é uma das novidades da HYDROGEN EXPO South America 2025

A 3ª HYDROGEN EXPO South America, acontece de 11 a 12 de junho na Expo Mag (RJ) vai conectar os principais players do setor e impulsionar a inovação na indústria do hidrogênio e descarbonização.

Paralelamente ocorre a CARBON CAPTURE EXPO South America 2025, focada na captura e armazenamento de carbono, reforçando o ecossistema de inovação e tecnologia para a transição energética.

O evento reúne autoridades do Governo, representantes de associações e empresas que buscam apresentar suas tecnologias, equipamentos e soluções para a produção, transporte, armazenagem e aplicação do hidrogênio na indústria.

Entre as empresas confirmadas, destacam-se NEA e Kawasaki, referências globais em tecnologias para hidrogênio, que apresentarão inovações voltadas à eficiência e escalabilidade do setor.

Anúncio

De acordo com Cassiano Facchinetti, sócio e diretor-executivo da INTERLINK Exhibitions, empresa organizadora do evento, a edição de 2025 trará novidades e ampliação da estrutura.

A expectativa é receber cerca de 3.500 visitantes na Expo e 800 participantes no congresso, superando os números do ano passado.

De acordo com Cassiano, nesta terceira edição, o evento alcança um novo patamar e se consolida como o principal evento do setor.

“Estamos expandindo a área do congresso, trazendo novos expositores dedicados à captura de carbono e promovendo uma abordagem mais prática das soluções, com temas concretos e menos conceituais”, adianta.

“O Brasil está em posição privilegiada para liderar a transição energética e o evento reforça esse protagonismo”, acrescenta Cassiano Facchinetti.

A terceira edição do H2 Expo acontece em um momento estratégico para o cenário energético nacional. Em 2024, o Brasil aprovou o Marco Legal do Hidrogênio de Baixo Carbono (Lei 14.948/2024), estabelecendo diretrizes para o desenvolvimento da indústria e atraindo mais investimentos para o país.

“É interessante ver como o setor se desenvolveu desde a primeira edição em 2023, quando apresentamos no congresso o Pacto Nacional do Hidrogênio Verde junto com importantes associações e representantes do Governo, que deu início ao Marco Legal que se concretizou no ano passado”, afirma.

A expectativa é que o Brasil se torne um dos líderes globais na produção e exportação de hidrogênio verde.

A conferência conta com a curadoria técnica de Ansgar Pinkowski, diretor-executivo da Agência Neue Wege, que é uma das principais vozes no debate sobre o hidrogênio verde no Brasil.

Os debates serão organizados em quatro eixos principais: Indústria de Hidrogênio, com destaque para cinco grandes projetos previstos para decisão final de investimento em 2025:

– Combustíveis do Futuro, analisando os impactos das novas legislações sobre biocombustíveis; e também Portos e Rotas Logísticas, abordando a infraestrutura para o transporte de hidrogênio.

 A conferência contará com um Painel Internacional, que discutirá o posicionamento do Brasil no cenário global da transição energética.

Os consulados do Reino Unido, Noruega, Holanda e França estarão presentes, reforçando o interesse e o apoio internacional ao desenvolvimento do hidrogênio verde na América do Sul.

A participação dessas representações diplomáticas amplia as oportunidades de cooperação internacional e investimentos no setor.

CARBON CAPTURE EXPO SOUTH AMERICA

Realizada simultaneamente, a CARBON CAPTURE EXPO South America amplia as discussões sobre captura e armazenamento de carbono (CCS), abordando não apenas os desafios técnicos, mas também os aspectos regulatórios e econômicos da solução.

O evento se consolida como o principal espaço para debater métodos inovadores voltados à redução de emissões e descarbonização industrial, explorando desde novas tecnologias de captura até sua viabilidade econômica e aplicação em larga escala.

Além disso, traz cases internacionais e experiências de países que já implementaram políticas de CCS, contribuindo para o avanço do setor na América do Sul.

A Alemanha se destaca no setor de hidrogênio por sua estratégia bem definida, investimentos expressivos em pesquisa e desenvolvimento, e esforços para reduzir sua dependência energética.

 O país também tem ampliado parcerias internacionais para garantir o suprimento de hidrogênio verde, contribuindo para o avanço da transição energética em escala global.

Por isso, a HYDROGEN EXPO South America 2025 conta com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK-RJ) como parceira estratégica.

Com o objetivo de fortalecer as relações comerciais entre Brasil e Europa, o evento trará o Pavilhão Alemanha, um espaço dedicado à participação de empresas do país.

Em colaboração com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, a feira criou a Ilha ABIMAQ, para reunir cadeia produtiva e incentivar empresas dedicadas às rotas do hidrogênio.

SERVIÇO:

Data: 11 e 12 de junho de 2025

Local: Expo MAG

Endereço: R. Beatriz Larragoiti Lucas, s/n – Cidade Nova, Rio de Janeiro – RJ, 20211-175.

Site: https://hydrogenexpo.com.br/