O festival que qualifica o curta vencedor para uma vaga na disputa do Oscar® tem número recorde de inscritos e realiza segunda fase da 26ª edição em São Paulo
O Anima Mundi, um dos mais importantes festivais de animação do mundo e o principal da América Latina, chega à 26ª edição cheio de novidades. De 21 a 29 de julho ocupará o Centro do Rio de Janeiro, em seis espaços, e de 1º a 5 de agosto acontecerá em São Paulo, com sede no Memorial da América Latina, e sessões em salas na cidade e na periferia. A variada programação reúne longas e curtas para adultos, jovens e crianças de todas as idades, além de debates com ilustres convidados internacionais, exibições de videoclipes, séries para TV, exposições, games, conteúdos em realidade virtual e 360°, oficinas e um grande cinema ao ar livre.
Para as mostras oficiais, foram selecionados 405 filmes de 40 países, sendo 108 produções brasileiras, de 13 estados. Contando com as mostras especiais, filmes convidados e retrospectivas, o número de títulos chega a 576, dos mais diversos temas, técnicas e origens. A curadoria é dos animadores Aída Queiroz, Cesar Coelho, Léa Zagury e Marcos Magalhães, diretores e fundadores do festival. Os curtas-metragens são apresentados em sessões infantis ou adultas com até duas horas de duração, que proporcionam experiências incomparáveis. Cada seleção é uma surpresa e traz combinações de filmes de gêneros distintos, como fábulas, dramas, comédias, romances, documentários, terror e suspense.
Quem está em contagem regressiva já pode se preparar para participar do disputado Estúdio Aberto, com oficinas interativas e gratuitas que permitem a realização de cenas de animação em diferentes técnicas: Zootrópio (um dos primeiros instrumentos óticos, que gira com 16 desenhos em 2D), Desenho Animado, Pixilation (animação com o próprio corpo) e Massinha.
Para que a imersão do público seja ainda mais completa, este ano pela primeira vez o evento abrigará o Espaço de VR Oi 360°, que apresentará curtas interativos de realidade virtual e 360°, de estúdios como o National Film Board of Canada, Penrose, Baoba, Fable, Aardman e o Google Spothlight.
Este ano, o Anima Mundi teve um número recorde de inscritos: 1.805 filmes, 45% a mais do que em 2017.
Confira aqui a lista completa dos filmes selecionados para as mostras oficiais:
http://www.animamundi.com.br/pt/festival/filmes-selecionados-2018/
Com tantas atrações e atividades, o Anima Mundi é a principal plataforma de fomento à animação do país e responsável pela formação de um público apaixonado, que todo ano lota suas sessões para assistir a curtas e longas de todos os continentes. O festival e o Anima Forum também formaram toda uma geração de realizadores, que fortalecem a indústria de animação e a cada ano ganham mais destaque no cenário internacional. Este ano é especialmente importante para a animação brasileira, que em junho de 2018 foi a grande homenageada no tradicional festival francês de Annecy, com mostras de curtas-metragens curadas pelo Anima Mundi e exibição de longas-metragens nacionais.
São Paulo: 1º a 5 de agosto
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Plateia A: 1009 lugares
Plateia B: 789 lugares
Funcionamento: Terça a domingo, de 9h às 18h
Caixa Belas Artes
Rua Consolação, 2423 – Consolação
Sala Cândido Mendes: 274 lugares
Sala Aleijadinho: 144 lugares
Funcionamento: Quarta a Domingo, das 13h30 às 21h30
Informações: (11) 2548-7553
Vendas Online: ingresso.com
Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB SP
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Lotação: 70 lugares
Funcionamento: Quarta a Segunda, das 9h às 21h
Informações: (11) 3113-3651
Vendas no local
Centro Cultural São Paulo – CCSP
Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso
Sala Paulo Emilio: 99 lugares
Sala Lima Barreto: 99 lugares
Funcionamento: Terça a Domingo, das 10h às 22h
Informações: (11) 3397-4002
Vendas no local
CINUSP
1 do Anfiteatro, 181 – Butantã
Capacidade:100 lugares
Funcionamento: Segunda à sexta, de 9h às 20h30. Sessões 16h e 19h.
Informações: (11) 3091-3540
Entrada por ordem de chegada até a lotação da sala