O Mercado Municipal Paulistano será palco de mais uma edição do projeto Espetáculo do Bolo neste sábado (25), aniversário de 471 da cidade de São Paulo.
A iniciativa, idealizada e protagonizada pelo Chef Ricardo Magalhães, é realizada desde 2004 e conta com o apoio do Observatório da Gastronomia, colegiado vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
A confecção e distribuição do mega bolo construído no formato do território da Capital e com o desenho da bandeira celebra mais um ciclo do município.
O objetivo é celebrar o aniversário da cidade, promovendo a participação e fortalecendo o espírito de confraternização e união dos paulistanos.
A escolha do local não poderia ser melhor, afinal, o Mercado Municipal de São Paulo, conhecido carinhosamente como Mercadão, também é aniversariante na data, completando 92 anos em 2025.
“O tradicional bolo com o formato da cidade já faz parte do rito de celebração ao aniversário de São Paulo”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart
“Muitos munícipes e turistas deixam para visitar o mercadão nesta data justamente para comemorar mais um ciclo do espaço e também da nossa cidade, além de se deliciar com o mega bolo, feito com muito carinho pelo chef Ricardo Magalhães e voluntários”, conclui.
A estrutura do bolo é feita com base de pão de ló e recheio de creme de confeiteiro, elaborados com produtos de alta qualidade.
Na edição de 2025, o bolo terá 6m de comprimento, por 4m de largura máxima, pesando aproximadamente 563 kg, que, segundo o chef Ricardo Magalhães, é a soma do aniversário de SP com o aniversário do Mercadão.
As frutas em destaque usadas no bolo são: coco fresco e morango. O bolo conta com dizeres do selo dos 92 anos do Mercadão e dos 471 anos de São Paulo.
Tradicionalmente, o corte do bolo é feito pelo Prefeito da Cidade de São Paulo, com a presença das autoridades e dos empresários licenciados que atuam nos boxes do Mercadão.
O Observatório da Gastronomia conectou o chef Ricardo Magalhães ao Programa Cozinha Escola, realizado pela Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura, em parceria com a SMDET e com o Instituto Capim Santo (ICS), que ministra nos CEUs aulas de Gastronomia, focadas em geração de renda e empreendedorismo.
Através da parceria com o Observatório da Gastronomia, a ação contará com o apoio do Programa Cozinha Escola, que disponibilizará 10 alunos egressos, parte para a produção e outra para a finalização do bolo, no dia do evento, contando com o apoio dos chefs da Rational, líder mundial em fornos.
A produção do bolo durará dois dias, iniciando na sexta-feira (24), no Mercadão. A finalização, com montagem, incluindo corte das frutas (a fim de manter o frescor das mesmas), e serviço de distribuição dos bolos, acontece no dia da festa, pela manhã.
O corte e distribuição do bolo, disponível para o público em geral, está previsto para iniciar a partir das 12h30.
SERVIÇO
Data: 25 de janeiro (sábado)
Horário: 10h – chegadas das autoridades; início da fila de retirada da senha do bolo para público em geral; 11h – corte; 11h30 – distribuição. Horários sujeitos à alteração.
Local: Mercado Municipal Paulistano – Rua da Cantareira, 306 – Espaço de Eventos – portão 12.
Crédito da imagem: @mavinho_acoroni / Instagram do Mercadão