A ANUFOOD Brazil 2022, realizada de 12 a 14 de abril, reuniu mais de 300 expositores, dos quais 195 participando pela primeira vez, e mais de 900 marcas, que apresentaram inovação e tendências em alimentos artesanais, bebidas funcionais, produtos orgânicos e embalagens diferenciadas para atender um consumidor cada vez mais consciente.
Em sua 3ª edição, a mostra reuniu no São Paulo Expo, lançamentos, novidades e produtos disruptivos de 10 setores da indústria de A&B.
Organizada pela Koelnmesse, líder global na promoção de eventos para o mercado de alimentos e bebidas, a ANUFOOD Brazil é inspirada na Anuga — maior evento do setor do mundo.
A feira proporcionou uma experiência rica e inspiradora para 10.134 visitantes vindos de todo o Brasil e de países como Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Paraguai, Peru, Uruguai, entre outros.
A participação de 11 pavilhões internacionais — EUA, Argentina (ProSalta, La Rioja, Catamarca), Peru, Uruguai, Itália, Alemanha, Turquia, Indonésia e Sri Lanka — e expositores independentes de 16 países também chancelam a importância da ANUFOOD Brazil.
Para o diretor-geral da Koelnmesse Brasil, Beni Piatetzky, o sucesso da ANUFOOD se consolida em um momento importante com a volta dos eventos presenciais.
“Tenho certeza de que o saldo foi muito positivo para todos, com o acesso às novas tecnologias e a ampliação das redes de contato, tão essenciais na jornada de inovação e crescimento das empresas de alimentos e bebidas”, disse.
A programação de eventos paralelos da feira, organizados em parceria com associações do setor, incluiu uma ampla grade de conferências, visitas guiadas, palestras e experiências com convidados especiais.
A edição de 2023 já tem data marcada e novo local. A 4ª edição da ANUFOOD Brazil vai acontecer entre os dias 11 e 13 de abril, no Distrito Anhembi.
CONGRESSO, PALESTRAS, WORKSHOP E MUITO CONTEÚDO
Com mais de 60 horas de conteúdo nos três auditórios da feira, entidades e especialistas renomados do setor de alimentos e bebidas levaram ao público visitante o que há de mais moderno em se tratando de tecnologia, gestão e produção.
O Congresso ANUFOOD Brazil discutiu temas de grande interesse para o setor, como o da Alimentação Plant Based, que estuda as novas tecnologias para a produção de carnes a partir de plantas, e a Bioeconomia aplicada na transformação da indústria de alimentos.
Destaque também para o 1º Congresso Nacional para Supermercados de Bairro e Vizinhança realizado em parceria com a Expo Supermercados, que abordou temas baseados em três pilares: Negócios, Experiências e Inovações com a presença de porta-vozes das de redes varejistas de várias partes do país.
RODADAS DE NEGÓCIOS: COMPRADORES E EXPOSITORES CONECTADOS
A ANUFOOD Brazil trouxe três Rodadas de Negócios para esta edição. A Rodada de Negócios da Koelnmesse contou com 31 compradores, dos quais 07 internacionais, interessados em novidades, novos produtos e fornecedores.
Foram realizadas 2 mil reuniões com os expositores da feira durante os três dias.
Destaque também para as rodadas do FOHB — Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, que promoveu de 122 reuniões com 10 redes de hotéis, e da Apex-Brasil com o Programa PEIEX com 249 reuniões entre 64 empresas brasileiras e sete compradores internacionais.
As estimativas são de 42 milhões na geração de negócios.
ESPAÇOS DE PRODUTOS NATURAIS E ORGÂNICOS
Organizado em parceria com a Organis, o espaço Orgânicos em Movimento contou com a participação de empresas que apresentaram novidades e lançamentos de produtos orgânicos.
Em conjunto com os orgânicos, a feira teve também um pavilhão dedicado a produtos naturais, alimentação saudável e alimentos funcionais.
O Espaço Natural Food trouxe novidades como erva de chimarrão e tereré transformada em insumo para a produção de pratos doces e salgados, óleo de coco em forma de manteiga e castanha de caju que virou queijo.
INOVAÇÕES, DESCOBERTAS E AS TENDÊNCIAS DO SETOR
O Espaço Descobertas, dedicado às marcas locais inovadoras, proporcionou à feira reunir 34 expositores que apresentaram produtos autênticos e saudáveis.
A atenção do público também esteve voltada para o espaço #food, organizado pela FoodVentures junto da Conexão.f, incubadora de conhecimento da Fundepag — Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio, um ponto de encontro para toda a cadeia do setor de alimentos e bebidas com foco na apresentação de 15 startups.
Da mesma forma, o Espaço Food Trends se dedicou a produtos diferenciados, disruptivos e inovadores, entre eles a bebida funcional Shot Me, marca pioneira no desenvolvimento desse produto no país.