Pelo menos US$ 6 bilhões em negócios imediatos e contratos futuros: este é o saldo da participação de mais de 170 empresas brasileiras na Anuga 2023.
A maior feira de alimentos e bebidas do mundo foi realizada entre 7 e 11 de outubro em Colônia, na Alemanha. É um resultado recorde e 50% superior ao recorde anterior, obtido na edição de 2019.
Pela 12 ª vez consecutiva, a delegação de expositoras foi liderada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que levou ao evento o maior número de participantes desde a primeira vez em que esteve à frente do Pavilhão do Brasil, em 2001.
“O Brasil teve um grande protagonismo na Anuga. Os resultados extraordinários da feira traduzem o momento brasileiro e os frutos da diplomacia presidencial”, declarou o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
O titular da Agência também destacou os esforços da Agência para expandir e diversificar a participação das empresas brasileiras no evento.
“Vamos seguir com o suporte às principais regiões exportadoras, mas com a presença de empresas menores também, como aconteceu na Anuga. É importante abrir janelas para que os pequenos possam se tornar médios e grandes”, acrescentou.
A participação brasileira na Anuga contou com a parceria institucional do:
– Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA); do Ministério das Relações Exteriores (MRE) por meio da Embaixada do Brasil em Berlim e do Setor de Promoção Comercial (SECOM) do Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt;
– Confederação Nacional da Agricultura (CNA); da Confederação Nacional da Indústria (CNI); e da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB).
Também teve o apoio da:
– Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC); da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA); da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (ABIARROZ);
– Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB); da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI);
– Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional (IBRAC); da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA);
– Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS); e da Associação Brasileira de Laticínios (VIVALACTEOS).
PROGRAMAÇÃO
Na Anuga, as empresas expositoras estiveram distribuídas entre seis pavilhões, sendo quatro deles coordenados diretamente pela ApexBrasil: bebidas; tradings de carnes; tradings de aves; e nacional.
Os outros dois pavilhões foram organizados por meio dos projetos setoriais que a Agência executa com a ABIEC – o Brazilian Beef – e com a ABPA – Brazilian Chicken, Brazilian Pork, Brazilian Duck, Brazilian Breeders e Brazilian Egg.
Além da participação física das empresas, uma modalidade inovadora no Pavilhão Brasileiro permitiu que alimentos e bebidas de produtoras de pequeno porte fossem expostos e comercializados na feira por comerciais exportadoras (ECE’s).
Batizado de Brasil Trade Longe (BTL), o programa foi uma novidade em relação às edições anteriores da Anuga e fruto de uma preparação que durou meses, com o apoio do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx), parceiro da ApexBrasil na execução do projeto setorial Brazilian Suppliers.
A maioria das empresas representadas no Brasil Trade Lounge já foi capacitada pelo Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) da ApexBrasil, que apoia a jornada exportadora de empresas que estão buscando adentrar o mercado internacional.
Além de um espaço inédito para a geração de negócios, o BTL foi uma vitrine de produtos com apelo à brasilidade, à sustentabilidade e à saudabilidade, como cafés, castanhas, orgânicos, sucos e polpas, cacau, mel, balas e confeitos, cachaça e healthy foods.
Outro destaque da programação foram os cooking shows, em que uma chef preparou, ao vivo, menus com entrada, prato principal e sobremesa utilizando alguns dos produtos brasileiros em exposição.
O Pavilhão do Brasil recebeu, também, uma atração conduzida pelo barista Daniel Murari, campeão brasileiro Coffee in Good Spirits 2023 e finalista em outros campeonatos nacionais da área, que apresentou aos visitantes propriedades de cafés brasileiros de diferentes regiões.
Durante o evento, ABPA e ABIEC protagonizaram discussões sobre sustentabilidade, rastreabilidade e preservação ambiental na produção das carnes brasileiras.
A primeira lançou a segunda fase da campanha Good Food – Sustainable Protein, com o objetivo de chamar a atenção para as práticas sustentáveis na avicultura e suinocultura do país.
Já a ABIEC promoveu um encontro presencial com importadores europeus: na pauta, práticas sustentáveis no segmento da carne bovina brasileira e as normativas europeias antidesmatamento para a importação de produtos agrícolas, inclusive aqueles vindos do agronegócio brasileiro.
A FEIRA
Com cerca de 140.000 visitantes profissionais de 200 países e 7.900 expositores de 118 países, a principal feira global superou todas as expectativas e mostrou seu forte caráter internacional.
“Ao longo das décadas, o Anuga estabeleceu-se como o evento número um indiscutível”, enfatizou Gerald Böse, presidente e CEO da Koelnmesse GmbH, organizadora da feira.
“E a edição atual é uma prova da nossa qualidade e relevância num setor em rápido desenvolvimento. Estamos orgulhosos de unir e fortalecer a comunidade global de alimentos e bebidas sob a bandeira de Anuga”, completou.
A próxima Anuga acontecerá de 4 a 8 de outubro de 2025. A feira em números:
– 7.850 empresas de 118 países participaram da Anuga 2023 em um espaço expositivo de 300.000 m²
– A participação dos expositores estrangeiros foi de 94 por cento;
– Cerca de 140.000 visitantes profissionais de 200 países participaram da Anuga 2023, a participação estrangeira foi de 80 por cento.
– Grã-Bretanha, Itália, Holanda, Espanha e Turquia foram as nacionalidades de visitantes com maior presença.
– Além da Europa, as nações mais bem representadas foram Brasil, China, Japão, Coreia e EUA.