Com o objetivo de auxiliar hotéis, centro de convenções e outros espaços focados em entretenimento e negócios, o grupo português APCER passa a disponibilizar no País a marca COVID SAFE para os estabelecimentos que estiverem em conformidade com os protocolos de segurança e saúde na retomada dos eventos corporativos e culturais.
O serviço, já aplicado em Portugal é um selo de certificação que considera mais de 300 parâmetros de instalações e infraestrutura, baseados nas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Ministério da Saúde, além de legislação específica definida por cada estado e município, no contexto da pandemia da COVID-19.
Segundo Alessandra Costa, CEO da APCER Brasil, a marca COVID SAFE permite mostrar à sociedade a preocupação da organização com seus colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros, por meio do respeito à saúde e segurança de todos.
“Neste cenário atual, o momento da retomada passa a ser desafiador e estar preparado é exigência fundamental. Todos têm uma obrigação maior com a questão da higienização e é preciso colocar os novos protocolos em prática. A certificação COVID SAFE reconhece todo o esforço que a instituição teve para garantir a retomada de sua atividade em segurança, reduzindo os riscos e atuando com responsabilidade”, explica Alessandra.
O serviço COVID SAFE é aplicável a negócios de qualquer porte. A certificação também pode ser um ponto positivo na comunicação entre a organização e o seu público.
“O serviço funciona como um selo de qualidade. Quando um hotel, um centro de convenções ou até mesmo os cinemas e teatros recebem a certificação, eles podem colocar a marca COVID SAFE em qualquer ambiente de suas instalações, como porta de entrada, recepção, banheiros e em todas as suas ferramentas de comunicação com o público, como folders e newsletters. Identificar visualmente que aquele local está totalmente adequado às normas exigidas, traz mais segurança e tranquilidade para o desenvolvimento das atividades de negócios e entretenimento”, esclarece a CEO da APCER Brasil.
O processo de verificação é feito em quatro passos: planejamento da auditoria; auditoria de verificação; análise e aprovação do relatório; e atribuição da marca COVID SAFE e declaração de conformidade.
A APCER realiza a verificação COVID SAFE de forma independente, com a disponibilização de auditores in loco, utilizando uma metodologia rigorosa, que visa criar confiança em tempos de incerteza e em um momento essencial para a retomada.