A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Associação Paulista de Supermercados (APAS), organiza Rodada de Negócios na feira APAS, um dos maiores eventos globais para o setor supermercadista, realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, de 2 a 5 de maio.
Por meio da iniciativa, um grupo de 32 importadores, distribuidores e compradores de grandes redes varejistas de 19 países (da Europa, América Latina, Ásia e América do Norte) participarão de encontros de negócios com mais de 100 empresas brasileiras do setor de alimentos e bebidas. Também estão no programa visitas técnicas a supermercados paulistas.
Este é o terceiro ano que a Apex-Brasil organiza a iniciativa, selecionando importadores com grande potencial de compra e casando a demanda deles com a oferta brasileira. A iniciativa é realizada com apoio dos escritórios da Apex-Brasil no exterior, que acionam sua rede de contatos em cada país para identificar potenciais compradores.
“Temos uma estimativa de US$ 60 milhões em vendas durante o evento e nos próximos doze meses. A Rodada tem um papel importante de aproximar pequenos e médios fornecedores de grandes redes em todo o mundo. A partir dessa aproximação inicial, a tendência é que elas construam um relacionamento produtivo com essas redes, aumentando suas exportações”, comenta Rafael Prado, coordenador de Promoção de Negócios da Apex-Brasil.
Produtos típicos do Brasil, como açaí e cachaça, além de chocolates, vinhos, biscoitos, sucos e vários alimentos industrializados que seguem as tendências mais recentes do mercado, como a de produção orgânica e sustentável, glúten e lactose free, zero sugar e produtos integrais serão apresentados aos compradores estrangeiros.
Entre os compradores estrangeiros, destacam-se as redes de varejo Ciamesa, da Costa Rica, com um volume anual de importações que supera os US$ 15 milhões, o grupo Sander-Log, da Rússia, que compra do exterior cerca de US$ 25 milhões ao ano e a Fozzy Group, da Ucrânia, que importa cerca de US$ 90 milhões ao ano. Também participa o importador Ikemitsu, do Japão, parceiro da Apex-Brasil em uma ação de trade marketing (apresentação de produtos brasileiros em pontos de venda selecionados no mercado japonês).
Há, ainda, redes com foco específico, como a Giardino Bio, da Rússia, que concentra suas compras em produtos orgânicos e alimentos funcionais sem preservativos ou aditivos químicos.
A seleção das empresas brasileiras participantes da Rodada foi feita com apoio das entidades Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), Abiarroz (Associação Brasileira da Indústria do Arroz), Abicab (Associação Brasileira das Indústrias de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), ABBA (Associação Brasileira dos Importadores e Exportadores de Bebidas e Alimentos), IPD (Instituto de Promoção do Desenvolvimento), Ibrac (Instituto Brasileiro da Cachaça) e Abemel (Associação Brasileira dos Exportadores de Mel).
Fonte: Assessoria de imprensa Apex-Brasil