Começou na segunda-feira (19), a 29ª edição da Gulfood, a maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio, e uma das maiores do mundo.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que é responsável pela delegação do Brasil no evento desde 2009, já registra recorde na edição de 2024: são 117 empresas brasileiras participantes.
Em parceria com entidades setoriais do agronegócio, a ApexBrasil organizou seis pavilhões para acomodar a delegação brasileira, além de uma série de ativações para promover a culinária nacional.
Entre os dias 19 e 23 de fevereiro, os exportadores terão a oportunidade de expor seus produtos para os cerca de 150 mil visitantes do mundo todo que passam pela feira, e conquistar novos mercados.
A cerimônia de abertura do pavilhão do Brasil contou com a presença da diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, e ainda:
-Do diretor do Departamento de Promoção Comercial, Investimentos e Agricultura do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Embaixador Alex Giacomelli, e do secretário adjunto de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Júlio César Ramos.
Repezza ressaltou a diversidade da delegação e o potencial de negócios da ação.
“Essa delegação traz apenas produtos tradicionais brasileiros, já reconhecidos no mercado, como as carnes, mas também produtos inovadores, como o açaí e os pulses, que vêm ganhando cada vez mais mercado e relevância aqui no Oriente Médio”, destacou.
“Nós trouxemos empresas de diversos setores, de diversos portes. Desde empresas que já exportam há muito tempo para o mercado árabe até empresas cuja primeira ação internacional está sendo a Gulfood”, acrescentou.
A Gulfood é a maior feira de alimentos e bebidas do mercado árabe, mas também recebe compradores de outras regiões, como do norte da África e da Ásia.
Para esse ano, a expectativa de vendas da delegação ultrapassa US$ 2,4 bilhões. As empresas brasileiras estão distribuídas em seis pavilhões organizados pela ApexBrasil:
– Nacional, multisetorial; um de bebidas; um de especiarias, grãos e cereais;
– Três de proteínas animais – de trading companies, de aves (em parceria com a Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA) e de bovinos (em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes – Abiec).
O gerente de Agronegócio da ApexBrasil, André Müller, destacou a relevância da região para as exportações brasileiras de alimentos e bebidas.
Para o setor de carnes de aves, por exemplo, o Oriente Médio é o destino de mais de um terço do total exportado.
“É uma região muito importante para as exportações brasileiras do agronegócio. A gente acaba levando todo o agronegócio brasileiro, como cafés especiais, feijões e frutas”, explica.
CULINÁRIA BRASILEIRA EM DUBAI
Para que os visitantes possam sentir um pouquinho do sabor dos produtos brasileiros, a ApexBrasil organizou uma série de ativações culinárias ao longo da feira.
No pavilhão nacional, ocorrem diariamente três apresentações gastronômicas com degustações de receitas elaboradas com ingredientes das empresas expositoras.
Já no pavilhão de bebidas, são elaborados drinks não alcoólicos, duas vezes ao dia, e café especial é servido durante todo o dia.
Nos pavilhões das entidades parceiras (ABPA e ABIEC) também são realizadas degustações diárias.
No pavilhão da ABPA, são servidos omelete e shawarma de frango e de pato. Já no pavilhão da ABIEC, é servido churrasco com os cortes nobres de carnes brasileiras.
Além dessas atividades culinárias nos pavilhões brasileiros, a Câmara de Comércio Árabe-Brasil (CCAB), em parceria com a ApexBrasil, aderiu a agenda gastronômica da Gulfood, em que chefs de renome internacional preparam pratos halal e revelam as tendências da gastronomia mundial.
Para representar o Brasil, ApexBrasil e CCAB convidaram o chef Ian Baiocchi, eleito o melhor chef brasileiro em 2023 pela revista Prazeres da Mesa.
Além de participar da programação gastronômica da feira, ele também realizará um cooking show no Pavilhão Nacional, no dia 22 de fevereiro.
Um dos destaques do Brasil na feira são as proteínas animais. Hoje o país já é reconhecido pela produção de carne halal confiável e de qualidade e tem ganhado cada vez mais esse mercado.
“Só em alimentos e bebidas, o mercado Halal representa US$ 1,6 trilhões, e o Brasil tem participação crescente”, ressalta André Müller.
“Estamos falando de mais de 2,2 bilhões de pessoas que têm esse hábito de consumo, e o Brasil está se posicionando muito bem nesse segmento”, completa.
O gerente ressalta que o Brasil apresenta uma produção muito bem-organizada e certificada, com alto potencial de expansão.
“É um dos mercados que cresce mais rapidamente e a gente, da ApexBrasil, está muito atento, sempre em parceria com o setor privado e com as entidades setoriais”, finaliza.